Quando Elon Musk adquiriu o Twitter, uma grande vaga de utilizadores começaram a migrar para plataformas alternativas. Entre os nomes que mais destaque ganharam encontra-se o Mastodon.
Durante várias semanas, o número de utilizadores ativos no Mastodon tinha vindo a aumentar, a grande maioria de utilizadores que estariam a "sair" do pássaro azul. No entanto, depois deste período, agora a plataforma regista uma das suas primeiras quedas em meses.
De acordo com os dados mais recentes, o Mastodon registou em Janeiro de 2023 uma queda na contagem de utilizadores ativos mensalmente, atingindo agora os 1.4 milhões de utilizadores. Este valor é consideravelmente abaixo dos 2.5 milhões de utilizadores registados em meados de Novembro de 2022.
Em parte, esta queda pode ser derivada do facto que muitos utilizadores consideram o Mastodon uma plataforma difícil de utilizar. Para novos utilizadores, a ideia de uma instância diferente e do próprio uso da plataforma podem ser difíceis de compreender, levando os mesmos a afastar-se dessa plataforma por alternativas mais viáveis.
Ao mesmo tempo, o Mastodon não conta com um algoritmo para apresentar conteúdos, o que pode não agradar a muitos utilizadores que gostam de receber temas associados com os seus gostos.
Todos estes fatores podem afastar os utilizadores, acabando por levar os mesmos a plataformas alternativas ou a voltarem ao Twitter. Apesar de ainda existir espaço para evolução no Mastodon, pode também demorar algum tempo para que o mesmo venha a tornar-se um verdadeiro rival para o Twitter em nível de utilizadores ativos.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!