A Meta recentemente revelou os seus dados financeiros relativos ao passado trimestre fiscal, e segundo os dados existem algumas alterações consideráveis que vão para além da alteração do nome de Facebook para Meta.
De acordo com os dados, pela primeira vez na história, a empresa registou uma queda no número de utilizadores ativos diariamente, bem como no crescimento em geral. Os dados apontam que o Facebook perdeu cerca de 1 milhão de utilizadores ativos durante este período na América do Norte. Estes dados são importantes pois é também nesta região que a empresa gera a maior parte da receita proveniente da publicidade.
No total, o número de utilizadores ativos no Facebook passou de 1.93 mil milhões no quatro trimestre de 2020 para 1.92 mil milhões em igual período de 2021. A queda foi sentida igualmente em outras regiões, sendo que um porta-voz da plataforma confirmou que foi a primeira vez na história da empresa que tal se regista.
As restantes plataformas da empresa também registaram um crescimento abaixo do esperado, tanto no Instagram como WhatsApp, com apenas 10 milhões de utilizadores durante o mesmo período de tempo.
Apesar de o Facebook ainda se manter, de longe, como uma das principais plataformas sociais na internet, a empresa também tem vindo a estar envolvida em várias controvérsias ao longo dos anos, que acabam por causar alguns problemas sobre a opinião pública da mesma. Isto é de tal forma visível que até mesmo a Yahoo Finance terá recentemente classificado o Facebook como uma das piores empresas do mercado.
Isto também demonstra que a simples mudança de nome, como aconteceu de Facebook para Meta, não resolve muitos desses problemas, e o público ainda parece afetado pela empresa em si.
Ainda assim, também de longe a Meta se encontra perto de ter problemas financeiros. Durante todo o ano fiscal de 2021 a empresa registou receias de aproximadamente 40 mil milhões de dólares, a grande maioria com origem na publicidade online.
Resta no entanto ver como o metaverso pode ajudar o futuro da empresa, que é também o futuro que a Meta pretende apostar.
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