1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados

Siga-nos

Mastodon logo

 

Nos dias de hoje, o Twitter é uma das plataformas mais usadas para escritas rápidas – e bastante influente. No entanto, a ideia de controlo por parte de uma empresa – seja a nível da privacidade dos dados dos utilizadores ou da própria censura de conteúdos – é algo que não agrada a todos, sobretudo para quem tenha mais em conta o foco na privacidade.

 

No entanto, existe uma alternativa: Mastodon. O nome pode não ser tão reconhecido como o Twitter, mas o Mastodon parte da mesma ideia de fornecer uma plataforma publica para os utilizadores, mas, ao mesmo tempo, aberta para qualquer um e focada na liberdade de expressão.

 

O Mastodon trata-se de uma rede social federada, que faz parte do Fediverso. Os nomes podem parecer complicados, bem como o conceito, mas na realidade é mais simples do que parece.

 

O Fediverso trata-se de um conjunto de servidores que são usados para os mais variados fins, e encontram-se interligados entre si – mesmo que sejam de entidades completamente diferentes. Por exemplo, um servidor no Fediverso pode ser criado por uma comunidade para discutir de tecnologia, e poderá interagir com outro que seja inteiramente diferente, mas faça parte desta mesma rede federada.

 

logo do fediverso

 

Isto permite que não tenha de existir um ponto central de controlo, como acontece no Twitter onde a empresa controla todos os seus servidores. No Fediverso, qualquer utilizador pode criar os seus servidores (conhecidas como instâncias) e ter a sua própria plataforma.

 

O Mastodon é apenas um sistema de rede social que faz parte deste “universo”. Esta é totalmente open-source, e qualquer um pode alojar os seus próprios servidores – ou, como é mais vulgar, usar instâncias públicas para criar as suas contas. Como o Mastodon faz parte do Fediverso, mesmo que crie uma conta dentro de uma instância específica, ainda poderá comunicar com outras que façam parte deste “universo”.

 

 

Tendo em conta que se trata de uma plataforma totalmente aberta, e qualquer um a pode criar, existe uma maior liberdade de expressão e menos controlo proprietário por uma empresa em particular – ao contrário do que acontece no Twitter.

Além disso, a maioria das instâncias não possuem qualquer género de publicidade, e são focadas em funcionarem a partir de doações ou da ajuda da comunidade.

 

O Mastodon fornece uma plataforma praticamente idêntica ao Twitter, permitindo aos utilizadores terem os seus perfis, e partilharem o mais variado género de conteúdos – desde texto, imagens, vídeos, entre outros. Estes conteúdos podem ser partilhados nos perfis dos utilizadores publicamente – e para toda a rede do Fediverso – ou podem ser enviados diretamente para utilizadores específicos – via sistemas de mensagens diretas.

 

> Como começar?

 

O primeiro passo será escolher onde pretende começar com a sua conta. Se for um utilizador regular, provavelmente vai querer usar uma instância publica, e existe bastantes para tal.

 

Uma das mais populares será a mastodon.social, sendo também uma das que conta com a maior comunidade de utilizadores ativos e sendo de temas generalistas. Existe ainda a comunidade portuguesa também generalista do masto.pt.

 

mastodon social

 

Para utilizadores em Portugal, existe também a pleroma.pt, que apesar de ser ligeiramente diferente do Mastodon, já que utiliza uma plataforma base ligeiramente diferente, integra as mesmas funcionalidades e foca-se sobretudo nas comunidades Portuguesas, além de continuar a permitir a comunicação com o Fediverso em geral - com plataformas criadas sobre Mastodon.

 

pleroma

 

Se estiver indeciso, pode sempre dar uma vista de olhos nas instâncias públicas disponíveis no site oficial do projeto e também em instances.social.

O acesso via web às instâncias deverá ser o mais simples, mas caso pretenda aceder a partir de um dispositivo móvel, existem aplicações como o Tusky para Android ou várias apps de terceiros, para iOS, Windows, Linux e macOS.

 

O importante a ter em conta será que cada instância possui as suas regras e até temas específicos – algumas podem ser generalistas ou focadas apenas em determinados conteúdos – mas nada impede de comunicar com outras dentro do Fediverso.

 

E não se esqueça de acompanhar o TugaTech também no Fediverso - estamos no Mastodon.social ou na Pleroma.pt

 

Obviamente, se tiver conhecimentos para tal, pode sempre abrir a sua própria instância do Mastodon e criar algo de raiz para o que realmente necessita, seja para uma comunidade, um tema especifico ou apenas para amigos. É livre de abrir o que quiser e controlar da forma que achar mais conveniente.

 

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech