1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Neeva motor de pesquisa e logo

 

Faz algum tempo que ex-funcionários da Google criaram o Neeva, um motor de pesquisa focado na privacidade e em fornecer resultados sem ajustes por algoritmos. Esta plataforma tinha vindo a passar por um período de testes beta fechado, mas agora encontra-se finalmente disponível para todos.

 

Desde que começou os testes beta, a plataforma conseguiu atingir os 600.000 utilizadores ativos no seu serviço, e agora que a mesma se encontra em formato aberto, possivelmente esse valor deve aumentar ainda mais.

A ideia da Neeva passa por fornecer resultados de pesquisa que sejam adaptados para cada utilizador, mas ao mesmo tempo dentro das ideias de privacidade, não recolhendo nada que não se pretenda. Além disso, a extensão da mesma permite ainda que os utilizadores possam automaticamente bloquear tracking e funcionalidades de publicidade pela web.

 

Invés de ter de se pesquisar por links de publicidade, a Neeva mostra os resultados que os utilizadores pretendem diretamente. Além disso, os utilizadores podem personalizar os resultados de pesquisa, para por exemplo, serem mostrados mais conteúdos de uma fonte especifica – no exemplo das notícias, os utilizadores podem escolher ter uma fonte a surgir com maior relevância, criando um motor de pesquisa adaptado para cada um.

 

O serviço conta ainda com várias integrações a plataformas como o Gmail e Dropbox, que permite, a partir de um único local, realizar pesquisas de vários conteúdos e aceder aos mesmos de forma privada.

 

Existem, no entanto, algumas limitações para quem tenha o plano básico gratuito. Atualmente a Neeva não fornece os planos premium em Portugal, portanto os utilizadores encontram-se limitados ao que existe para a versão gratuita. A ideia dos planos premium será exatamente fornecer a capacidade de sustentabilidade para a empresa, e de forma a esta continuar a manter o serviço ativo – uma vez que não existe publicidade no mesmo, também não existem receitas de outra forma.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech