1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Mastodon alternativa cliente

 

De forma recente, o Twitter alterou as regras da sua API, praticamente enterrando todos os clientes de terceiros que ainda existiam para a plataforma. Isto teve um considerável impacto para quem desenvolvia aplicações para a rede social – e que eram parte de uma cultura do Twitter.

 

E tal como muitos utilizadores começaram a migrar para o Mastodon depois de Elon Musk entrar na plataforma, ao mesmo tempo também programadores começam a focar as suas atenções para este serviço.

 

Desde que o Twitter fechou a sua API a clientes externos, muitos dos programadores de clientes dedicados para a plataforma começaram a desenvolver as suas alternativas para o Mastodon, no sentido de criarem uma aplicação que permite usar mais facilmente esta plataforma.

 

Ainda durante esta semana, a Tapbots, criadores do antigo Tweetbot, lançaram a nova aplicação do Ivory, um cliente para o Mastodon e focado para iOS. Também Matteo Villa, o programador da popular aplicação Felix, encontra-se a desenvolver a sua versão para o Mastodon apelidado de Wooly. Já Junyu Kuang, criador do "Spring", encontra-se a desenvolver a nova aplicação "Mona", também para o Mastodon.

 

Cada vez mais programadores, sejam empresas ou independentes, que desenvolviam apps para o Twitter como clientes alternativos da app oficial, agora voltam-se para o Mastodon na tentativa de criarem a sua próxima grande app da plataforma.

 Em parte, o Mastodon abre também uma grande parte da sua filosofia para a API, e encoraja os programadores a criarem as suas apps dedicadas, algo que o Twitter, infelizmente, se parece estar a afastar.

 

Paul Haddad, da empresa TapBot, afirma que esta começou a trabalhar na app dedicada para o Mastodon faz mais de um ano, depois da incerteza de alguns programadores sobre o futuro da API da plataforma. Apesar de o Twitter ter vindo a melhorar a mesma, isso mudou desde que Musk entrou para a plataforma.

 

É também importante notar que o próprio Mastodon parece interessado em que sejam criadas apps de terceiros para a sua plataforma. Mesmo que este tenha uma app dedicada para Android e iOS, a plataforma tem vindo a promover consideravelmente os clientes de terceiros para o seu serviço, focando-se na abertura do mesmo para mais utilizadores – e trazendo novidades que não se encontram noutros locais.

 

Ainda se desconhece o impacto que esta medida do Twitter em limitar consideravelmente a sua API terá, a longo prazo, para a plataforma. De relembrar que o Twitter sempre manteve uma ideia bastante aberta relativamente a plataformas de terceiros usarem a sua API para criarem clientes dedicados – algo que veio agora a ser mudado drasticamente.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech