1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Meta logo da plataforma

 

De acordo com os mais recentes rumores, a Meta pode estar agora a trabalhar numa nova aplicação, que iria ser similar ao Twitter, mas usando o mesmo protocolo em que se baseia o Mastodon.

 

Recentemente surgiram os rumores que a Meta estaria a trabalhar numa nova aplicação, baseada em texto, e que iria ter um funcionamento similar ao que se encontra no Twitter. Esta iria adotar o protocolo ActivityPub e iria ser uma app dedicada para os utilizadores – diferente do Facebook ou Instagram – de forma descentralizada.

 

Em comunicado ao portal Moneycontrol, um porta-voz da Meta confirma que a empresa se encontra a trabalhar numa nova aplicação deste género, focando-se em plataformas descentralizadas, mas que ainda não existem detalhes a ser revelados sobre a mesma.

 

De relembrar que, em Dezembro, a Meta começou a fornecer uma nova funcionalidade para os utilizadores do Instagram, apelidada de "Notas", que permite aos utilizadores partilharem rápidas mensagens com até 60 carateres. Na altura, algumas fontes apontavam que a Meta tinha ideias de tornar essa funcionalidade em algo rival do Twitter.

 

Adotar o ActivityPub pode ser exatamente um desses planos, criando assim uma rede descentralizada que poderia atrair os utilizadores do Twitter, e ao mesmo tempo iria ser baseada no mesmo protocolo de comunicação que se encontra no Mastodon.

 

Para já, a nova app encontra-se apenas conhecida como o nome de código "P92", e apenas permite enviar conteúdos. No entanto, a ideia da empresa será permitir também que os utilizadores possam ver conteúdos de outros servidores – eventualmente, poderá ser possível ver conteúdos do Mastodon dentro desta plataforma.

Apesar de ser baseada em texto, os utilizadores terão os seus perfis dedicados, nomes de utilizador, e podem enviar links, imagens e vídeos na mesma. Esta irá ainda contar com os tradicionais "Gostos" e "Partilhas".

 

Os utilizadores teriam ainda a capacidade de entrar nesta nova app usando as suas contas do Instagram – e eventualmente do Facebook – para facilitar a integração.

 

Infelizmente, para já, não existem muitos detalhes sob como esta aplicação iria funcionar. Espera-se que mais informações venham a ser reveladas durante os próximos meses, e conforme a app venha a tornar-se uma realidade – eventualmente deve passar ainda por um período de testes limitado apenas para alguns utilizadores.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech