1. TugaTech » Software » Análises, Dicas e Artigos sobre Software
Siga-nos

Pasta antiga com imagem de privacidade em olho na frente

 

Existem várias formas de "esconder" uma pasta ou ficheiros dentro do Windows, para evitar que os mesmos sejam abertos por olhares curiosos. No entanto, existe uma forma pouco conhecida que permite fazer isso de forma relativamente simples.

 

O Windows possui um pequeno segredo, que permite criar pastas que ficam "ocultas" no sistema. Obviamente, as pastas continuam a surgir em pesquisas, e tecnicamente os seus conteúdos não estão completamente ocultos, mas visivelmente a pasta surge como escondida para os olhares de terceiros.

 

pasta oculta no windows

 

Este truque funciona tanto em Windows 11 como no Windows 10 – e possivelmente até em versões mais antigas. No entanto, vamos para o que interessa sobre como o fazer:

 

1- No local onde pretenda criar a pasta, carregue com o botão direito do rato em qualquer área em branco e selecione Novo > Pasta

2- Quando estiver a escrever o nome da pasta, pressione a tecla ALT + 255. Isto deverá permitir que seja colocado um "espaço" invisível como nome da pasta.

 

pasta escondida sem nome

 

3- Com isto, metade do trabalho está feito. Deve agora ter uma pasta sem nome, mas com o ícone tradicional. Para alterar isso, carregue sobre a pasta e selecione "Propriedades".

4- Dentro das Propriedades da pasta, selecione a aba "Personalizar" > Alterar ícone

5- Deve surgir uma opção para alterar o ícone da pasta, onde se navegar um pouco, pode encontrar vários ícones "invisíveis". Selecione um deles.

 

imagem de pasta oculta

 

6- Confirme todas as janelas e está pronto!

 

Com isto, deve agora ter uma pasta que se encontra "invisível". De relembrar que a pasta, apesar de oculta visualmente, ainda se encontra totalmente desprotegida.

 

Portanto, os utilizadores que pesquisem pela mesma, pelos conteúdos ou simplesmente coloquem o rato sobre a zona onde esta se encontra, ainda vão conseguir ver os seus conteúdos.

 

Se realmente pretende algo que proteja os conteúdos da pasta, deve adotar algo mais seguro e encriptado, mesmo que seja um ficheiro zip com proteção de senha.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech