1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

logo do android sobre fundo colorido

 

A Google encontra-se a preparar para lançar uma nova funcionalidade que se encontra disponível nas versões mais recentes do Android, colocando-a em ainda mais dispositivos antigos.

 

Através de uma nova funcionalidade focada para programadores, e conhecida como "Extension Software Developer Kit", a Google vai permitir que determinadas aplicações possam usar a ferramenta de seleção de ficheiros que se encontra disponível no Android 13. Com isto, a funcionalidade pode ficar disponível para dispositivos que tenham o Android 11 e 12.

 

No post da empresa no seu blog, esta confirma que a novidade vai permitir trazer algumas das funcionalidades do Android 13 para versões mais antigas do sistema, desde que os programadores adaptem as suas apps para a mesma.

 

novo sistema da Google no Android 13

 

Apesar de colocar esta funcionalidade em mais dispositivos ser certamente positivo, parece que a Google possui ideias maiores para o Extension Software Developer Kit. Ao que parece, a empresa está a criar o plano base para aumentar o leque de funcionalidades que o SDK vai ter disponível, entre elas o Privacy Sandbox.

Esta funcionalidade pretende ser, segundo a Google, uma alternativa privada para a publicidade de forma a realizar o tracking dos utilizadores, e espera-se que a versão final venha a ser integrada no Android 13.

 

No entanto, com o Extension Software Developer Kit, a empresa pode trazer essa funcionalidade para ainda mais dispositivos no mercado. Ao mesmo tempo, também vai permitir que as atualizações do sistema sejam lançadas de forma mais consistente para versões anteriores do Android, sem que tenham de ser lançadas novas versões do mesmo.

 

No entanto, a implementação deste sistema encontra-se focada sobretudo para programadores, portanto não será algo que os utilizadores finais venham a ter muito controlo. Para a grande maioria das novidades, o método mais recomendado de aceder às mesmas será usar diretamente o Android 13 – mas ter uma forma de permitir as mesmas em versões antigas certamente que será positivo.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech