1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Windows 8.1

 

Depois de quase dez anos, o Windows 8.1 chega hoje oficialmente ao seu fim de vida, com o encerramento do suporte oficial da Microsoft.

 

Tal como estava previsto faz já algum tempo, a partir de 10 de Janeiro de 2023 o Windows 8 e 8.1 deixam de ser sistemas suportados pela Microsoft, o que quer dizer que vão deixar de receber qualquer futura atualização e suporte técnico. Isto aplica-se também a atualizações de segurança, portanto quem ainda se encontre sobre o sistema pode agora começar a ficar consideravelmente em risco de ataques.

 

De forma imediata os utilizadores não devem verificar qualquer mudança. O sistema ainda irá funcionar na normalidade, e possivelmente a maioria das aplicações também não devem ter problemas. No entanto, daqui em diante vai ser cada vez mais difícil de usar o mesmo.

 

Sem atualizações de segurança isso indica que as falhas não serão corrigidas, e podem ser rapidamente exploradas por atacantes para os mais variados fins – deixando os sistemas consideravelmente inseguros e vulneráveis a malware, vírus e ransomware.

 

Além disso, espera-se que muitos dos programas deixem de suportar o sistema, como é o caso de navegadores como o Chrome e Edge. Isto também abre novas portas para problemas, já que as versões suportadas serão antigas, e não contam com as mais recentes correções de segurança.

De notar também que, ao contrário do que aconteceu com o Windows 7, esta versão não vai receber os pacotes de atualizações estendidas ESU, portanto nem mesmo as empresas que pretendam podem pagar para ter o sistema atualizado durante mais algum tempo.

 

De acordo com os dados mais recentes da Statcounter, cerca de 2.59% dos sistemas no mercado global ainda usam o Windows 8.1, o que será um volume ainda elevado. No entanto, de relembrar que os utilizadores podem realizar o upgrade gratuito para o Windows 10 – caso tenham uma licença válida do Windows 8. Este será o processo mais aconselhado para quem esteja ainda no sistema.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech