1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

teclado com tecla de pirataria

 

Se usa software pirateado, talvez seja melhor ter atenção aos locais de onde se encontra a descarregar o mesmo, tendo em conta que recentemente foi verificado um aumento considerável de ransomware a ser distribuir sobre este género de programas.

 

De acordo com a empresa de segurança SEKOIA, nos últimos meses tem vindo a ser verificado um aumento considerável de sites de cracks para programas piratas que distribuem versões modificadas dos mesmos, contendo o malware Raccoon e Vidar.

 

O mais grave será que a campanha de distribuição deste malware por este género de programas não é algo recente, e tem vindo a ocorrer desde meados de 2020. De acordo com os investigadores, os sites fornecem o mais variado conjunto de cracks para programas legítimos, que por sua vez descarregam o malware de fontes aparentemente legitimas – como o GitHub.

 

Os principais alvos destas campanhas são utilizadores que usam software pirata, ou que procuram nos motores de pesquisa por sites que fornecem este género de programas. Ao mesmo tempo, para tentar obter as primeiras posições das pesquisas, os sites que distribuem este género de malware aplicam também técnicas de SEO para surgirem nos topos dos resultados.

 

De notar que o malware Raccoon e Vidar são conhecidos como sendo focados no roubo de informações pessoais e dados de login, vasculhando o sistema e recolhendo o máximo de dados de login possíveis do mesmo.

 

Como sempre, na linha da frente para evitar estas infeções encontra-se o próprio utilizador, que deve evitar sempre que possível o uso de software pirata ou com recurso a software desconhecido de ativação.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech