1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Google logo sobre lava

 

A Google confirmou ter removido da sua plataforma mais de 50.000 contas, associadas com grupos na China, e focados em propagar desinformação sobre variadas plataformas. Estes grupos eram conhecidos como "Dragonbridge" e "Spamouflage Dragon", tendo lançado campanhas de apoio ao governo chinês e de desinformação em vários canais online.

 

De acordo com os investigadores da Google, os grupos eram conhecidos por adquirir ou criar contas dentro da Google, que eram depois usadas para distribuir campanhas de desinformação pela Internet, e também pelos serviços da empresa, como via YouTube e Blogs.

Estas suspensões surgem junto das outras 50.000 contas que a Google também tinha bloqueado no ano passado, sobre as mesmas campanhas. No total, a Google afirma ter removido da sua plataforma mais de 100.960 contas usadas por estes grupos.

 

Apesar da escala de contas criadas para esta campanha, a grande maioria dos conteúdos que eram propagados pelas mesmas possuíam consideravelmente baixo volume de interação com o público em geral.

De acordo como a Google, num dos exemplos, alguns dos canais do YouTube usados para propagar esta desinformação tinham vídeos com menos de 100 visualizações, e onde os conteúdos eram removidos de forma relativamente rápida pelos próprios sistemas de segurança da plataforma.

 

Conteúdos que eram publicados sobre o Blogger, a plataforma de blogs da Google, também tinha muito pouco tráfego, com posts a manterem uma média de apenas 10 visualizações. Portanto, mesmo que estivessem disponíveis um elevado número de contas para estas práticas, o real alcance das mesmas era consideravelmente pequeno.

 

Ainda assim, a Google alerta para o considerável aumento no número de sistemas automáticos usados para campanhas de desinformação, a grande maioria associadas com entidades sediadas na China, uma prática que tem vindo a tornar-se cada vez mais comum um pouco por toda a internet.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech