Desde que as eleições dos EUA começaram a ser realizadas, o Facebook tem vindo a criar planos para mitigar qualquer caso de possíveis campanhas maliciosas na plataforma – e isto inclui também organizações que pretendam partilhar informações falsas sobre as eleições.
Depois de Donald Trump ter deixado claro que não pretende facilitar a aceitação dos resultados da eleição, mesmo estando a maioria dos votos já contados e dando a vitoria ao oponente, vários grupos têm vindo a usar o Facebook para criar campanhas contra a votação e para partilha de informações falsas sobre as eleições norte-americanas.
O Facebook revelou já ter desativado dezenas de grupos e páginas que foram criadas para descredibilizar o processo de contagem dos votos, nomeadamente páginas dentro da campanha “Stop the Steal”.
Estes grupos e páginas são criados com o objetivo de difundir informação falsa sobre as eleições, e em apenas algumas horas depois de serem criados podem movimentar milhares de participantes – mesmo com as ações do Facebook a serem aplicadas o mais rapidamente possível.
Apesar dos grupos serem criados de forma praticamente diária, o Facebook revela que vai intensificar as suas campanhas contra a criação dos mesmos – que violam as regras da plataforma – além de que vai aplicar mais medidas para impedir que sejam divulgadas informações falsas sobre as eleições e contagem de votos.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!