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O Facebook tem vindo a investir consideravelmente em fazer saber os utilizadores as medidas que estão a ser tomadas para o combate a possíveis casos de interferências na campanha eleitoral dos EUA, e hoje chega mais uma confirmação disso mesmo.

 

De acordo com uma entrevista do porta-voz da rede social ao jornal “Le Journal du Dimanche”, o Facebook já terá rejeitado mais de 2.2 milhões de anúncios publicitários no Facebook e Instagram que teriam como objetivo partilhar informação no sentido de obstruir a votação dos utilizadores. Além destes, foram ainda removidos mais de 120.000 mensagens que teriam sido criadas com o mesmo objetivo.

 

Foi ainda revelado que a rede social possui uma equipa com mais de 35.000 profissionais para monitorizar qualquer publicação considerada como potencialmente maliciosa para a votação dos EUA, bem como conta ainda com a ajudar de 70 organizações especializadas para analisar os conteúdos e realizar fact checking a possíveis publicações na rede.

 

Estas medidas da rede social têm vindo a ser tomadas como forma de evitar todos os problemas que foram verificados em 2016, onde a rede social foi acusada várias vezes de ter sido usada para a partilha de informação falsa sobre as eleições da altura, e que terão propagado para ter diferença na votação final por parte da comunidade – na altura o Facebook não possui praticamente qualquer medida para controlar este género de conteúdos na plataforma.

 

No entanto, mesmo com todas estas medidas, a rede social ainda tem vindo a ser fortemente criticada por não ter feito o suficiente para evitar a propagação de conteúdos potencialmente danosos para as eleições. Resta saber se as medidas vão ter impacto no final.

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