1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

cadeado sobre teclado fisico

 

Existe um novo ransomware que tem vindo a ganhar algum destaque nos últimos dias, e que tira proveito de uma popular ferramenta de pesquisa do Windows para essa tarefa.

 

Apelidado de Mimic, este novo ransomware foi descoberto por investigadores da empresa de segurança Trend Micro, sendo que parece focado sobretudo para utilizadores com o Windows em Inglês e Russo.

 

Este malware possui alguns traços similares a outro bastante conhecido, o Conti, mas neste caso o mesmo encontra-se adaptado para usar as APIs que são fornecidas pelo programa de pesquisa do Windows "Everything". Este programa é conhecido por ajudar os utilizadores a encontrarem conteúdos dentro do sistema, e uma alternativa ao sistema de pesquisa do Windows – mas está a ser usado para levar as potencialidades do ransomware neste caso.

 

O Mimic conta ainda com várias barreiras de proteção, para impedir que possa ser terminado depois de se instalar no sistema. Este é capaz de desativar a proteção do Microsoft Defender, juntamente com contornar as medidas de segurança nativas do Windows. É também capaz de identificar quando os utilizadores ou programas estejam a tentar terminar os seus processos.

 

Durante a fase de infeção de um sistema, o Mimic coloca no mesmo os DLLs essenciais do Everything, tirando proveito do mesmo para realizar as suas atividades, identificando ficheiros que possam ser interessantes para os atacantes ou para serem encriptados.

Ao mesmo tempo, o ransomware tenta ainda evitar ficheiros do sistema operativo, que se encriptados poderiam levar ao utilizador ficar impossibilidade de arrancar o sistema.

 

De notar que este ransomware é relativamente novo no mercado, portanto ainda não possui muita atividade direta, mas tem vindo a ganhar destaque por usar um código sofisticado para infetar os sistemas.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech