A Google é uma das empresas que tem vindo a trabalhar para reforçar o combate à desinformação pela Internet. E recentemente a empresa confirmou que vai também começar a adotar novas estratégias para este fim.
Sobre a filial da empresa na Alemanha, a Google confirmou que vai lançar um conjunto de vídeos informativos sobre conteúdos de desinformação na Internet. Estes vídeos serão focados em ajudar os utilizadores a identificarem conteúdos enganadores sobre plataformas como o Facebook, Twitter e TikTok, bem como nos diversos sites pela internet.
Estes vídeos serão publicados como publicidade sobre diversas plataformas sociais, cativando os utilizadores com informações que podem ser consideradas úteis para os mesmos. Este género de ação é conhecido como "prebunking", e ocorre quando se partilha informação sobre um determinado tema falso antes que o mesmo venha a surgir para os utilizadores finais – desta forma, os utilizadores estarão informados quando a eventualidade chegar.
Beth Goldberg, responsável de investigação e desenvolvimento da Jigsaw, uma divisão da incubadora da Google, afirmou que o uso de publicidade para partilhar este género de conteúdos é bastante inovador, e permite também cativar os utilizadores para um tema sério e com impacto real no mundo.
Este género de informações pode ser a base para teorias e falsas notícias, que se propagam fortemente pela internet e pelos seus utilizadores em redes sociais. Apesar de existirem técnicas para combater esta desinformação, como o fact-checking, estas ainda se revelam insuficientes para a escala a que ocorre.
A empresa pretende abranger mais países com esta técnica, depois de ter realizado alguns testes na Polónia, República Checa e Eslováquia, com relativo sucesso. A ideia será abranger um volume mais elevado de locais onde os utilizadores podem obter informações fidedignas e aprender a combater a desinformação online.
Para já a campanha encontra-se prevista apenas para a Alemanha, mas eventualmente deve abranger mais países europeus.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!