1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Malware em sistema informático

 

Existe um novo malware que tem vindo a ganhar bastante popularidade pela internet, focado em roubar informações pessoais das vítimas. Apelidado de Steac, este novo malware tem vindo a tornar-se consideravelmente mais popular desde Janeiro de 2023.

 

O mesmo não é propriamente um novo malware no mercado, uma vez que foi criado tendo como base outras variantes de malware já existentes. No entanto, este surge com algumas particularidades de interesse, e tem vindo a ganhar bastante destaque nos últimos tempos pela Dark web.

 

De acordo com os investigadores da empresa de segurança SEKOIA, o Stealc tem vindo a ser cada vez mais usado para ataques pela internet. Atualmente são conhecidos mais de 40 servidores usados pelo malware para controlo dos sistemas infetados – que são responsáveis por enviar os comandos para os mesmos.

 

Ao mesmo tempo, pela internet encontram-se dezenas de variantes deste malware, que se focam em roubar sobretudo informações sensíveis dos utilizadores, nomeadamente contas e dados de login online.

 

O Stealc é vendido na Dark Web a custos relativamente acessíveis, o que pode contribuir também para a facilidade com que se espalha pela Internet. O mesmo é vendido com um conjunto de funcionalidades, onde se inclui um sistema de criação e controlo do malware, dando aos atacantes bastantes ferramentas para realizarem ataques diversos.

 

O malware foca-se sobretudo em roubar dados de alguns programas em particular, começando por detalhes de carteiras de criptomoedas populares, entre aplicações para desktop e extensões no navegador, bem como de dados guardados em 22 navegadores diferentes. Existe ainda a recolha de informação sobre clientes de email e outras aplicações de mensagens diretas.

 

Obviamente, os atacantes possuem total controlo sobre o que pretendem que o malware roube, bem como as atividades que podem realizar no sistema. Esta variante de malware é bastante configurável, o que é também um ponto de interesse para a venda.

Os atacantes podem obter toda a informação, que posteriormente pode ser vendida ou usada para ainda mais ataques.

 

Para além de serem vendidos na dark web, os itens do malware são também vendidos sobre outros canais, como Telegram e diversos fóruns focados para comunidades de hackers.

 

De acordo com os investigadores da SEKOIA, espera-se que o malware venha a ficar consideravelmente mais popular nos próximos tempos, tendo em conta a sua propagação em larga escala para diferentes locais.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech