1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Smartphone a ser usado

 

Desde os primeiros dias do Android no mercado, as tecnologias têm vindo a evoluir consideravelmente. Smartphones, tablets e outros dispositivos contam agora com uma complexidade consideravelmente superior face ao que se encontrava faz dez anos atrás.

 

Os chips atualmente no mercado são bastante mais complexos, muitas vezes divididos para diferentes tarefas dentro do sistema. Faz alguns anos, a maioria das tarefas eram feitas via o processador principal, mas agora existem dispositivos com chips dedicados para segurança e até para IA.

 

A Google tem constantemente lançado novas atualizações para o Android, focadas em corrigir as falhas de segurança que vão surgindo. No entanto, o volume de falhas tem vindo a aumentar consideravelmente, e torna-se cada vez mais difícil de bloquear todas em tempo útil.

Ao mesmo tempo, muitas das falhas focam-se agora também no hardware, tentando explorar o firmware dos chips e do sistema em geral. Isto possui graves impactos para a segurança, visto que o firmware é uma parte fundamental do sistema.

 

Ataques feitos diretamente ao Firmware são bastante sofisticados, e bem mais do que um simples ataque de phishing ou de apps maliciosas. Este género de ataques tendem a ser feitos por grupos dedicados, e focados em roubar informação sensível de personalidades de interesse.

 

A pensar nisso, a Google encontra-se agora a desenvolver um novo projeto, com o objetivo de melhorar a segurança do Android, dos dispositivos e do firmware. A empresa confirmou encontrar-se a trabalhar com parceiros dedicados para melhorar as defesas do Android no futuro.

 

A empresa espera integrar um conjunto de alterações no Android, que deverão permitir aos fabricantes melhorar a segurança do firmware e identificar possíveis pontos de ataque – mitigando várias falhas que possam existir, não apenas conhecidas, mas também eventualmente desconhecidas.

 

A Google sublinha que melhorar a segurança do firmware será uma prioridade para o futuro, e é possível que algumas novidades nesse ponto venham a ser reveladas em breve. No final, a ideia será criar um sistema mais seguro para os utilizadores.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech