1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

cadeado sobre teclado

 

Os responsáveis pelas operações do ransomware IceFire agora possuem novos alvos na mira. Foram recentemente descobertas variantes deste ransomware que começaram a ser adaptadas para sistemas Linux – anteriormente o ransomware era focado apenas para sistemas Windows.

 

De acordo com os investigadores da empresa de segurança SentinelLabs, foram descobertas novas variantes deste malware, focadas para sistemas que tenham como base o sistema Linux. O método de atuação será o mesmo, focando-se em encriptar e roubar os conteúdos dos sistemas, usando depois a chantagem para se obter pagamentos e desbloquear o acesso aos conteúdos.

 

O malware possui ainda a capacidade de se propagar dentro da rede, infetando sistemas que possam ser encontrados com vulnerabilidades. Anteriormente o malware focava-se apenas em sistemas Windows, explorando falhas na rede para infetar o máximo de sistemas possíveis, mas agora pode também afetar sistemas e servidores Linux.

 

Este ransomware começou as suas atividades em Março de 2022, e em meados de Novembro do mesmo ano ficou praticamente inativo. No entanto, em Janeiro de 2023 voltou à atividade, encontrando-se a afetar novos sistemas praticamente todos os dias.

 

A maioria dos ataques do ransomware IceFire encontram-se a ocorrer sobre a China e os EUA.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech