1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Ransomware ataque

 

Muitas empresas usam um misto de sistemas Windows e Linux junto das suas redes internas, e com o crescente aumento de casos de ataques ransomware a afetarem grandes nomes, cada vez mais começa a surgir uma nova tendência entre os criadores deste malware: infetarem ambos os sistemas.

 

A empresa de segurança Kaspersky revelou a descoberta do novo ransomware “RansomExx”, também conhecido como “Defray777”, que possui a particularidade de infetar tanto os sistemas baseados em Windows como em Linux, de forma a abranger um leque mais alargado de sistemas dentro das empresas.

 

Este ransomware encontra-se desenhado especificamente para afetar empresas, e recentemente tem vindo a ganhar bastante destaque no mercado, sobretudo depois de ter sido um dos ransomwares usados para encriptar os dados de vários departamentos da Justiça no Brasil, bem como de empresas como a Konica e IPG Photonics.

 

De acordo com a empresa de segurança, o ransomware RansomExx é capaz de infetar sistemas em servidores Linux, encriptando todos os ficheiros no mesmo. Ao contrário do que acontece com a variante do Windows, a versão para Linux agora descoberta apenas procede à encriptação dos dados, sendo que não recebe nenhum comando externo nem procede ao roubo da informação nos sistemas.

 

Caso as vitimas paguem o ransomware, recebem diretamente um ficheiro de desencriptação dos dados para o sistema Linux e Windows, que procede com o desbloqueio dos ficheiros através de uma chave privada em controlo dos atacantes.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech