1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Supercomputador da Microsoft

 

O Bing Chat certamente que surpreende pelas capacidades que fornece aos utilizadores, mas, ao mesmo tempo, manter a plataforma base do mesmo ativa para a grande quantidade de utilizadores que acedem ao serviço da Microsoft não é tarefa fácil – nem barata.

 

A Microsoft necessita, literalmente, de suportar um supercomputador para poder realizar todas as tarefas do seu Bing Chat e do modelo de linguagem que este utiliza. E a confirmar isso mesmo, a empresa deixou agora mais detalhes sob a forma como estes sistemas são desenhados, construídos e utilizados.

 

Para criar um supercomputador capaz de ter o processamento necessário para as tarefas da tecnologia da OpenAI, a Microsoft afirma ter conjugado centenas de gráficas profissionais da NVIDIA dentro da sua plataforma da Azure.

Scott Guthrie, vice-presidente da divisão de IA e Cloud da empresa, afirma que a Microsoft já gastou milhões de dólares para criar o projeto, e ainda existem custos mais avultados para o futuro. Apesar de estes valores serem apenas uma gota no balde de lucros da Microsoft, ainda assim demonstra como a empresa se encontra empenhada para investir mais na tecnologia daqui para a frente.

 

A empresa encontra-se a preparar para dar o próximo passo na criação de sistemas que, no futuro, devem fornecer ainda mais desempenho para sistemas de IA. Um deles será as novas máquinas virtuais do Azure, que irão contar com várias gráficas NVIDIA H100 e A100 para realizarem todo o processamento de dados.

Este projeto já se encontra em desenvolvimento desde o ano passado, e espera-se que, no futuro, possa permitir treinar e usar modelos de linguagem de IA mais complexos.

 

Seja como for, o investimento da Microsoft sob a IA tem vindo a ser considerável, e ainda existem questões em como a empresa espera reaver estes gastos – embora dando o primeiro passo na tecnologia seja a escolha correta para tal.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech