1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Foto da lua no planeta terra

 

Recentemente a Samsung voltou a ficar envolta em algumas controvérsias, depois de ter sido confirmado que o sistema de captura de fotos da lua estaria a aplicar efeitos para melhorar a qualidade das fotos finais – criando uma "lua artificial".

 

Este caso começou a ganhar destaque no início desta semana, depois de um utilizador do Reddit ter deliberadamente aplicado um desfoque sobre uma imagem da lua, e de ter usado o seu Galaxy S21 para capturar a foto da imagem a partir do seu monitor. O resultado final consiste numa imagem com consideravelmente mais detalhe do que a imagem original, confirmando que se encontra a ser aplicado algum género de efeito no conteúdo.

 

A Samsung veio agora confirmar os detalhes sobre o que se encontra a acontecer. De acordo com a empresa, este efeito pode ser aplicado caso os utilizadores tenham a funcionalidade de Scene Optimizer ativada, a qual identifica o conteúdo que o utilizador se encontra a capturar, usando IA, e aplica efeitos para tentar melhorar a imagem final.

 

funcionamento dos filtros da samsung para a captura de imagens da lua nas câmaras da Samsung

 

A empresa afirma que os utilizadores podem, caso pretendam, desativar essa funcionalidade nas opções da câmara, mas a mesma foca-se em fornecer conteúdos com mais qualidade para as capturas de fotos que os utilizadores realizem. No caso da captura da lua, a empresa afirma estar a aplicar algumas edições via IA para melhorar a qualidade final das imagens capturadas.

 

No final, ainda existe algum debate sobre se realmente as imagens capturadas usando este modo são verdadeiramente falsas ou não. A Samsung encontra-se a usar IA para melhorar a qualidade dos conteúdos capturados, e, ao mesmo tempo usa uma imagem da lua como referência para melhorar o conteúdo final – que deve ser idêntico para todos os utilizadores, tendo em conta que a mesma face da lua encontra-se fixa com a Terra.

 

No entanto, existe quem também defenda que este género de processamento de imagens cria conteúdos que não correspondem ao que as lentes e sensores da câmara dos dispositivos da empresa estão verdadeiramente a capturar.

 

Seja como for, esta não é a primeira vez que uma fabricante usa filtros e efeitos para melhorar conteúdos das fotos que são capturadas nos seus dispositivos. Muitas empresas ainda aplicam efeitos, sobretudo em câmaras de selfie, para melhorar o resultado final das imagens capturadas – como é o caso de pequenas edições no rosto dos utilizadores.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech