1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Twitter logo da plataforma sobre fundo vermelho

 

Contas hackeadas não são algo novo em nenhuma plataforma social, e eventualmente pode acontecer a qualquer um. No entanto, parece que no Twitter a tendência de contas atacadas tem vindo a aumentar, e a afetar algumas contas bastante influentes dentro da plataforma – sem que a plataforma esteja a fornecer uma resolução para os problemas e utilizadores afetados.

 

Nas últimas semanas, várias contas de personalidades que eram previamente verificadas no Twitter, estão agora a ser atacadas e usadas para a propagação de spam e esquemas. De acordo com o portal Mashable, existem contas de várias personalidades que estão a ser alvo de ataques, e onde o Twitter parece ser incapaz de impedir que as mesmas sejam usadas para a partilha de esquemas e fraudes.

 

A maioria das contas encontram-se a partilhar esquemas de "ofertas" de portáteis da Apple, onde os interessados devem entrar em contacto com a conta para obterem detalhes de como aceder ao prémio. Os utilizadores que caiam no esquema são, depois, redirecionados para sites falsos onde devem realizar pagamentos associados com as "taxas de entrega", mas que podem levar ao roubo de dados de pagamento ou burlas.

 

Um dos exemplos encontra-se sobre a atriz Anya Taylor Joy, que recentemente teve a sua conta atacada e começou a propagar este género de esquemas. Também a conta do ator Jonathan Frakes começou a enviar mensagens para este género de esquemas em finais de dezembro.

 

Exemplo de falsa mensagem para esquema de contas atacadas

 

O grave será que as contas afetadas são de personalidades reconhecidas e verificadas no Twitter, que possuem uma base de utilizadores que, potencialmente, podem acreditar tratar-se de uma oferta legitima sem se aperceberem.

O Twitter encontra-se a ser alertado para estas situações, mas não parece resolver as mesmas, sendo que as contas podem permanecer ativas durante semanas, a enviarem conteúdos potencialmente maliciosos para um grande volume de vítimas.

 

De notar que, oficialmente, o Twitter não deixou qualquer detalhe sobre este caso, e tendo em conta que a plataforma tem vindo a distanciar-se de fazer qualquer comunicado publico, exceto os que são divulgados pelo próprio Elon Musk, possivelmente isso não deverá mudar.

 

Enquanto isso, as contas afetadas continuam a enviar mensagens potencialmente maliciosas para os utilizadores, e as vítimas continuam a acumular-se nos esquemas, sem que o Twitter assuma responsabilidade do caso.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech