1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Windows logo sobre sistema modular

 

Nos últimos dias, vários rumores apontam que a Microsoft encontra-se a desenvolver o novo Windows 12 (versão de nome ainda provisória). E dentro deste devem encontrar-se várias novidades, que estão a ser divididas em "pequenos projetos" dentro da empresa – e que, eventualmente, podem chegar também a outras versões do Windows, nomeadamente o Windows 11.

 

Os mais recentes rumores dão agora conta que a Microsoft pode estar a trabalhar num projeto para fornecer atualizações mais rapidamente, juntamente com novidades a nível da segurança. De acordo com o portal Windows Central, citando fontes próximas da empresa, este projeto encontra-se a ser apelidado de "CorePC".

 

Basicamente, segundo as fontes, este projeto consistiria na criação de uma versão modular do Windows, e bastante personalizável. A mesma foi desenhada para manter o sistema compatível com um largo conjunto de hardware, mas ao mesmo tempo pode também fornecer a capacidade de atualizar mais rapidamente certas partes do mesmo – conforme seja necessário.

 

A ideia seria ter uma "base" para o sistema, que iria encontrar-se em partições "apenas de leitura", similar ao que se encontra no iOS e Android, e onde os restantes componentes do mesmo iriam depois encontrar-se noutras áreas. Além de permitir maior controlo para as atualizações, este sistema também poderia garantir mais segurança, limitando o aceso a componentes sensíveis do sistema operativo, por exemplo – algo similar ao que acontece no Android e iOS.

 

A ideia seria também tornar possível de adaptar o Windows a ainda mais sistemas, apresentando apenas os componentes que sejam necessários para o mesmo. Por outro lado, a ideia pode também levar a que o sistema fique ainda mais "fechado", tendo em conta que algumas áreas do mesmo iriam encontrar-se apenas em formato de leitura – embora o sistema da Microsoft já seja proprietário e fechado como o que se encontra na Apple.

 

As mesmas fontes apontam ainda que uma versão do Windows que usa apenas Edge, aplicativos da Web, aplicativos Android (via Project Latte) e aplicativos do Office, projetada para PCs de educação de baixo custo, já está em testes iniciais internos e é aproximadamente 60-75% menor que o Windows 11 SE.

 

De notar que, para já, não existe uma confirmação clara de quando o CorePC iria ficar disponível para os utilizadores finais, mas para já parece que ainda se encontra numa fase bastante inicial de desenvolvimento, e portanto ainda deve necessitar de bastante trabalho antes de chegar na versão final do Windows.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech