1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
Siga-nos

logo da Microsoft sobre um chip dedicado

 

A Microsoft tem vindo a focar-se consideravelmente em desenvolver novas tecnologias de Inteligência Artificial, e isso demonstra-se em funcionalidades com o Bing Chat. No entanto, a empresa espera agora ir um passo mais longe, passando também para a vertente do hardware.

 

De acordo com os mais recentes rumores, a Microsoft encontra-se a desenvolver o seu próprio hardware para tarefas relacionadas com o processamento de dados de IA, mais concretamente um chip dedicado para este fim.

Segundo o portal The Information, o chip encontra-se em desenvolvimento faz quase quatro anos, sob o nome de código "Athena". A Microsoft terá começado a trabalhar no mesmo em 2019, com uma equipa inicial de 300 funcionários.

 

A publicação indica ainda que o chip se encontra atualmente na fase de testes, junto de alguns funcionários, e também pela própria OpenAI, a criadora do ChatGPT e que se encontra diretamente relacionada com o Bing Chat.

 

De recordar que, atualmente, a Microsoft usa chips dedicados da NVIDIA para o processamento de dados sobre tecnologias de IA. A ideia da empresa será alterar isso para focar-se em hardware próprio, com os planos a indicarem um possível lançamento para meados de 2024.

 

A ideia de criar chips dedicados não é algo novo em muitas empresas, e nomes como a Amazon, Google e Facebook usam os mesmos nos seus sistemas. A Microsoft, tendo em conta as apostas feitas em IA, pretende agora aplicar o mesmo conceito para os seus sistemas, deixando de ficar dependente da NVIDIA para tal.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech