1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Redes 5G com bandeira de portugal

 

Nos últimos meses, as operadoras nacionais tinham vinda a oferecer o acesso a redes 5G de forma gratuita, embora os planos fossem de colocar o acesso como um extra "pago" para alguns tarifários. No entanto, isso volta agora a ser adiado.

 

O prazo de prolongamento do acesso gratuito a redes 5G nas principais operadoras nacionais – NOS, MEO e Vodafone – terminava nesta sexta-feira. No entanto, o mesmo volta agora a ser adiado, com todas a confirmarem que vão prolongar o acesso gratuito até 30 de Setembro.

 

Esta medida surge quase um ano depois de as operadoras terem obtido as licenças para uso de redes 5G e de terem também revelado que iriam cobrar até cinco euros para o acesso a este género de redes. No entanto, a implementação continua em formato gratuito e acessível para qualquer utilizador que tenha um dispositivo compatível com este género de redes móveis.

 

Não existe até ao momento uma clarificação sobre o motivo pelo qual o prazo se encontra a ser estendido. Todas as operadoras, apesar de confirmarem a extensão até 30 de Setembro, não deixam detalhes sobre qual o motivo para tal.

 

No entanto, é possível que tal medida se encontre relacionada com o facto que ainda não existem consumidores suficientes com equipamentos compatíveis para este género de redes. Segundo os dados mais recentes da ANACOM, relativamente a serviços móveis até ao final de 2022, apenas 11.1% dos utilizadores possuíam smartphones capazes de acederem a redes 5G.

 

Por sua vez, o número de transmissores de sinais 5G tem vindo a aumentar por Portugal, sendo que existem atualmente 5842 postos 5G distribuídos por 302 concelhos e 1526 freguesias.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech