1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Extensão maliciosa no chrome

 

Os navegadores possuem formas de expandir as suas funcionalidades através das extensões, mas, ao mesmo tempo, se os utilizadores não tiverem atenção, este é também um ponto onde podem surgir problemas.

 

As extensões possuem um alargado acesso ao navegador e aos dados que transitam no mesmo, e, portanto, estas podem ser usadas para os mais variados fins – nem todos benignos. É o exemplo de uma extensão recentemente descoberta pelos investigadores da empresa Trustwave.

 

Apelidada de Rilide, esta extensão maliciosa foca-se em navegadores baseados em Chromium, e pode realizar várias atividades nos mesmos. O objetivo da extensão parece ser recolher dados de login e carteiras de criptomoedas.

Uma vez instalada, a extensão começa a comunicar com um servidor remoto, de onde receber as ordens e envia os dados. Este servidor, em controlo dos atacantes, é a porta de entrada para o ataque.

 

A extensão distribui-se sobretudo sobre campanhas maliciosas do Google Ads, mas também se pode instalar automaticamente no navegador caso o sistema base esteja comprometido. Uma vez instalada, a extensão monitoriza toda a atividade do utilizador.

 

Quando é identificado que o utilizador acede a carteiras de criptomoedas, esta é capaz de recolher os dados de acesso, e até de contornar autenticação das mesmas – incluindo a autenticação em duas etapas, com o objetivo de roubar os fundos e enviar para carteiras em controlo dos atacantes.

 

Esta é ainda capaz de injetar scripts nos sites, que podem realizar o mais variado leque de ações finais.

 

Como sempre, a principal linha de defesa parte dos próprios utilizadores, que devem ter atenção aos locais de onde descarregam os conteúdos e às extensões que são instaladas no navegador -  a maioria dos navegadores alerta sempre que uma nova extensão é instalada no mesmo, sobretudo quando o processo é feito de forma automática no sistema.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech