1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
Siga-nos

Chromebook a ser usado

 

Os Chromebooks não são sistemas que tenham em foco desempenho, mas sim características ajustadas para o dia a dia e a um preço acessível. Isso será o que os torna particularmente atrativos para locais como instituições de ensino, onde podem ser rapidamente usados para tarefas diárias.

 

Durante a pandemia, a venda de Chromebooks também aumentou consideravelmente, sobretudo com uma grande parte dos mais pequenos a terem de realizar as aulas a partir de casa. No entanto, para quem tenha comprado este género de dispositivos, esta pode não ter sido uma das melhores decisões.

 

De acordo com um estudo realizado pela US Public Interest Research Group (PIRG), respeitante ao mercado norte-americano – onde as vendas de Chromebooks são mais sentidas – a maioria dos dispositivos adquiridos com menos de três anos já se encontram a apresentar falhas que impossibilitam o uso dos mesmos.

 

Ao mesmo tempo, os componentes para reparações destes dispositivos encontram-se consideravelmente mais caros ou até mesmo indisponíveis. Tendo em conta que os Chromebooks são bastante usados em ambiente escolar, o uso dos mesmos também pode ser intensivo.

Como tal, a reparação simples e barata dos mesmos é certamente um ponto de vantagem. No entanto, de forma recente os componentes existentes para reparações tornam a tarefa consideravelmente mais cara para as entidades.

 

Num dos exemplos apontados, a substituição de um teclado para um dispositivo da Acer pode custar em torno dos 90 dólares, o que corresponde a quase metade do preço de alguns dos Chromebooks nos EUA.

 

Ao mesmo tempo, o relatório indica ainda que muitos dos dispositivos acabam por ter uma "data de validade" logo a partir do momento que são fabricados. A Google garante o suporte por 8 anos para o Chromebook, mas este suporte é garantido apenas da data de fabrico dos mesmos.

Algumas entidades podem adquirir modelos que já se encontram no mercado faz alguns anos, e encontram-se assim a adquirir modelos que vão ter uma data de "expiração" muito mais rápida que o verificado em outros sistemas.

 

Os dispositivos que fiquem sem suporte da Google, além de perderem o acesso a atualizações, também deixam de poder aceder a algumas das funcionalidades da empresa, o que será particularmente importante tendo em conta que os Chromebooks funcionam na base da internet na sua maior parte do tempo.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech