1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Malware sobre código fonte de programa

 

O VirusTotal é uma das plataformas online mais reconhecidas na análise de conteúdos de malware e investigação de código potencialmente malicioso, fornecendo aos utilizadores uma forma simples e rápida de poderem analisar determinados conteúdos por possíveis malwares ou riscos digitais.

 

A plataforma faz parte da Google, e recentemente, esta revelou um conjunto de novidades onde integra a tecnologia de Inteligência Artificial para fornecer detalhes mais extensos sobre potenciais ameaças.

 

Em causa encontra-se a nova funcionalidade de "Code Insight", que segundo a empresa, usa o poder de IA para analisar o código de conteúdos potencialmente maliciosos, como scripts, para identificar as atividades dos mesmos. O código deste género de ficheiros é analisado de forma direta, sendo que a IA avalia quais os usos do mesmo, indicando potenciais ataques que podem ser realizados.

 

Por agora, esta ferramenta irá focar-se apenas em conteúdos que sejam destinados a scripts, nomeadamente a scripts de Powershell PS1. Isto permite à entidade focar os recursos para conteúdos úteis, enquanto abrange também um conjunto importante de ficheiros que, em muitos casos, são usados para ataques.

 

exemplo do funcionamento de IA para analisar malware

 

Ao mesmo tempo, este sistema também pode ajudar a identificar possíveis conteúdos de falsos positivos, que podem não ser diretamente identificados pelos motores de antivírus. Uma vez que a IA analisa todo o código dos scripts, esta é capaz de identificar cada atividade que o código realiza.

Isto permite que os utilizadores tenham mais facilmente conhecimento do que se encontra a ser realizado, e dessa forma, possam identificar malware mesmo em ficheiros que estejam marcados como "seguros" na análise por vírus.

 

A plataforma afirma que espera expandir a funcionalidade para mais tipos de ficheiro no futuro. Ao mesmo tempo, o sistema encontra-se ainda em melhorias, portanto a identificação de certos códigos e conteúdos deve melhorar com o tempo.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech