Parece que várias empresas estão a adotar sinais de verificação para garantirem que as suas contas são verdadeiras, e agora essa tendência vai começar a chegar também aos emails.
A Google confirmou que vai começar a disponibilizar uma nova funcionalidade, para contas na plataforma, que pretende garantir que os emails que são enviados pertencem realmente à entidade que dizem ser.
Esta funcionalidade já se encontrava em testes faz algum tempo, sendo conhecida como Brand Indicators for Message Identification (BIMI). Esta permite que as empresas possam registar os seus domínios como "verificados", para que quando um email é enviado se possa garantir que é legitimo.
A ideia será verificar que o domínio pertence a uma entidade, e desta forma pode ser validado nos clientes de email, prevenindo spam e phishing. No caso da Google, e do Gmail, isto será feito com um novo sinal de verificado, que vai começar a surgir junto do remetente dos emails em domínios verificados para tal.
Quando se coloca o rato sobre o sinal, uma pequena mensagem surge a confirmar que o domínio do remetente encontra-se verificado, e que a mensagem foi efetivamente enviada pela entidade.
A Google afirma que este novo sistema vai ajudar tanto os utilizadores como sistemas automáticos a identificar spam, fornecendo uma camada adicional de segurança para os mesmos.
A ideia da Google pode positiva para os utilizadores, mas ainda resta saber se as entidades vão começar a suportar este sistema. Ao mesmo tempo, a funcionalidade parece limitada apenas a alguns clientes de momento – sendo o Gmail o mais conhecido – e cabe a outras entidades começarem também a suportar a mesma para que esta venha a ser implementada em larga escala.
A novidade encontra-se a ficar disponível a partir de hoje, tanto para contas pessoais como para do Workspace.
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