1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
Siga-nos

Ventoinha de processador da AMD

 

Faz alguns meses que existem rumores sobre a possibilidade da Microsoft encontrar-se, em segredo, a desenvolver um chip dedicado da empresa. Este iria ser focado para uso nos seus produtos, trazendo alguns benefícios para os utilizadores.

 

Agora, novos rumores apontam que a empresa pode estar a trabalhar com a AMD para essa ideia. De acordo com o portal Bloomberg, a Microsoft encontra-se a trabalhar com a AMD para desenvolver o seu primeiro chip focado para Inteligência Artificial.

Citando fontes próximas da empresa, a publicação afirma que a Microsoft encontra-se a fornecer financiamento para a AMD, com o objetivo de desenvolver um chip que seja capaz de ser usado para tarefas relacionadas com IA.

 

Os rumores indicam ainda que, atualmente, existem já dezenas de engenheiros da empresa que se encontram a trabalhar neste projeto. No entanto, tanto a Microsoft como a AMD não deixaram qualquer comentário sobre o mesmo.

 

Atualmente o mercado dos chips para IA encontra-se dominado sobretudo pela NVIDIA, portanto não será de admirar que a AMD esteja a tentar entrar no mesmo com as suas próprias soluções. Atualmente a Microsoft usa os chips H100 para as suas tecnologias de IA, como o Bing Chat, os quais são desenvolvidos pela NVIDIA.

 

A criação de um chip dedicado para esta tarefa poderia ajudar a empresa a obter mais desempenho final e a ter mais controlo sobre este. Ao mesmo tempo, ajudaria também a AMD a ganhar terreno neste setor.

 

A ter em conta que esta não é a primeira vez que a Microsoft e a AMD trabalham juntas para criar hardware dedicado. Na verdade, as consolas Xbox da empresa atuais contam com chips dedicados da AMD no seu interior, que foram construídos entre as duas empresas.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech