1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

WhatsApp em smartphone e como imagem de fundo

 

Para muitas das suas funcionalidades, o WhatsApp necessita de aceder ao microfone dos dispositivos dos utilizadores – seja para realizar chamadas de voz ou de vídeo, ou para gravar conteúdos a enviar nas mensagens. No entanto, não seria de esperar usar o mesmo quando a app nem se encontra ativamente a ser utilizada.

 

No entanto, foi exatamente isso que um engenheiro do Twitter veio recentemente confirmar. A partir de uma mensagem partilhada no Twitter, o engenheiro indicou que o WhatsApp estaria, no Pixel 7 Pro, a aceder constantemente ao microfone em segundo plano, mesmo quando a app em si não se encontrava a ser usada.

Foad Dabiri partilhou a imagem do centro de privacidade do Android, que demonstra os acessos feitos pelo WhatsApp à permissão de microfone. Segundo o engenheiro, estes acessos foram feitos quando a app se encontrava fechada em segundo plano.

 

imagem do engenheiro com logs do acesso ao microfone pelo whatsapp

 

Face a este problema, e à atenção que a mensagem estaria a receber, até mesmo de Elon Musk, o WhatsApp veio para a plataforma defender a sua posição, e indicando que tal se tratava de um bug com o Dashboard de privacidade do Android.

 

mensagem de resposta do whatsapp

 

Segundo o WhatsApp, a imagem será um bug existente sobre a funcionalidade do Android, sendo que a Google foi questionada sobre tal. Ao mesmo tempo, a app da Meta indica ainda que os utilizadores possuem total controlo sobre o acesso feito pelo microfone e os vários sensores dos seus dispositivos, através das permissões, embora estes apenas sejam usados quando as funcionalidades associadas estão diretamente a ser usadas.

 

Enquanto isso, Elon Musk aproveitou a situação para indicar como o WhatsApp não deve ser considerado uma plataforma de confiança, algo que indicou em resposta ao tweet do engenheiro da sua empresa.

 

É importante notar, no entanto, que esta situação não é propriamente uma novidade. Faz algum tempo que vários utilizadores reportam que a app do WhatsApp tende a aceder ao microfone mesmo quando não se encontra a ser ativamente usada – embora a justificação da empresa aponte para um bug com o próprio Android.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech