Uma grande maioria das aplicações para Android permanecem em segundo plano, muitas vezes a consumir recursos desnecessários para a funcionalidade principal das mesmas.
Um recente estudo realizado pelo MIT revela exatamente quais os problemas destas aplicações, e sobretudo qual o impacto para a utilização das mesmas ou o impacto nos dispositivos. O estudo revela que a grande maioria das aplicações permanece em segundo plano a enviar dados desnecessários para servidores remotos. Das 500 principais aplicações para Android, a grande maioria envia este tipo de dados sem qualquer propósito para os utilizadores.
Algumas destas ligações são mantidas sem qualquer sentido prático para o utilizador. Num conjunto de 47 aplicações testadas, quando as ligações em segundo plano eram paradas, 30 aplicações mantinham total funcionalidade, com apenas pequenos erros (como a falta de apresentação de publicidade).
A piorar a situação encontra-se o facto de algumas aplicações manterem as ligações ativas permanentemente, consumindo recursos desnecessários, sobretudo relativamente à bateria.
Estas ligações dizem respeito, em alguns casos, ao envio de dados estatísticos sobre a aplicação ou sistema, destinados apenas aos programadores. Os investigadores do MIT referem que não é necessário cortar todas estas ligações, mas será importante os utilizadores serem informados das mesmas antes da instalação.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!