1. TugaTech » Software » Noticias de Software

Siga-nos

Android 11

 

O Android 11 encontra-se em desenvolvimento com um conjunto de novas funcionalidades, e uma destas poderá dizer respeito à forma como alguns fabricantes aplicam medidas sobre as apps em segundo plano.

 

Várias fabricantes, como a Xiaomi, Samsung e Huawei, aplicam interfaces específicas nos seus dispositivos, e nestas estão também integradas algumas funcionalidades de controlo das apps em segundo plano – que basicamente fecham todos os pedidos das apps quando estas não se encontram em uso.

Estes sistemas certamente são úteis para aumentar a duração da autonomia, mas também podem fazer com que certas apps não funcionem como esperado – com notificações a não serem enviadas, entre outros problemas.

 

No entanto, a Google parece estar ciente destes problemas, e com o Android 11 a empresa irá lançar uma nova funcionalidade que remove ou limita as personalizações integradas pelos fabricantes a nível do “fechar” apps em segundo plano.

Durante uma entrevista no Reddit, alguns funcionários da Google responderem a questões dos utilizadores sobre o Android 11, e uma das funcionalidades que foi revelada para o novo sistema será a capacidade de ser controlado as personalizações que os fabricantes integram no sistema a nível do consumo de energia das apps.

 

Com estas novas opções, os utilizadores podem assim controlar se pretendem que o sistema feche as apps em segundo plano ou não, contornando as medidas que estejam por padrão dos fabricantes. Sempre que o sistema detetar que uma app pode estar a ser prejudicada por estar a ser encerrada em segundo plano demasiadas vezes, os utilizadores poderão permitir a mesma diretamente, contornando as limitações impostas pelos fabricantes.

 

Além disso, a empresa também garante que irá eliminar a lista de apps privilegiadas – aplicações que estavam integradas no sistema para nunca serem limitadas, como apps conhecidas de mensagens, etc. Alguns programadores consideravam esta lista injusta, e como tal a Google irá agora remover a mesma para dar ainda mais controlo aos programadores e utilizadores sobre o que se pretende a executar em segundo plano ou não.

 

Além disso, a empresa refere ainda que irá ter algumas melhorias a nível dos sistemas para prevenção de apps maliciosas, que possam utilizar maliciosamente os recursos do sistema em segundo plano para as mais variadas tarefas.







Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech