1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Android 11

 

O Android 11 encontra-se em desenvolvimento com um conjunto de novas funcionalidades, e uma destas poderá dizer respeito à forma como alguns fabricantes aplicam medidas sobre as apps em segundo plano.

 

Várias fabricantes, como a Xiaomi, Samsung e Huawei, aplicam interfaces específicas nos seus dispositivos, e nestas estão também integradas algumas funcionalidades de controlo das apps em segundo plano – que basicamente fecham todos os pedidos das apps quando estas não se encontram em uso.

Estes sistemas certamente são úteis para aumentar a duração da autonomia, mas também podem fazer com que certas apps não funcionem como esperado – com notificações a não serem enviadas, entre outros problemas.

 

No entanto, a Google parece estar ciente destes problemas, e com o Android 11 a empresa irá lançar uma nova funcionalidade que remove ou limita as personalizações integradas pelos fabricantes a nível do “fechar” apps em segundo plano.

Durante uma entrevista no Reddit, alguns funcionários da Google responderem a questões dos utilizadores sobre o Android 11, e uma das funcionalidades que foi revelada para o novo sistema será a capacidade de ser controlado as personalizações que os fabricantes integram no sistema a nível do consumo de energia das apps.

 

Com estas novas opções, os utilizadores podem assim controlar se pretendem que o sistema feche as apps em segundo plano ou não, contornando as medidas que estejam por padrão dos fabricantes. Sempre que o sistema detetar que uma app pode estar a ser prejudicada por estar a ser encerrada em segundo plano demasiadas vezes, os utilizadores poderão permitir a mesma diretamente, contornando as limitações impostas pelos fabricantes.

 

Além disso, a empresa também garante que irá eliminar a lista de apps privilegiadas – aplicações que estavam integradas no sistema para nunca serem limitadas, como apps conhecidas de mensagens, etc. Alguns programadores consideravam esta lista injusta, e como tal a Google irá agora remover a mesma para dar ainda mais controlo aos programadores e utilizadores sobre o que se pretende a executar em segundo plano ou não.

 

Além disso, a empresa refere ainda que irá ter algumas melhorias a nível dos sistemas para prevenção de apps maliciosas, que possam utilizar maliciosamente os recursos do sistema em segundo plano para as mais variadas tarefas.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech