1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

TikTok em smartphone

 

Não faz muito tempo que o TikTok era considerado como a "máquina das visualizações". Esta era a plataforma onde muitos iam para ganhar notoriedade, e sem dúvida que isso aconteceu – milhares de criadores começaram a surgir do dia para a noite.

 

Isto levou também muitos utilizadores a simplesmente usarem a plataforma, para obterem novas informações e conteúdos no seu dia a dia. Mas foi sem dúvida para os criadores de conteúdos que o TikTok foi considerado a "maior" plataforma do momento.

 

Mas esta onda parece ter vindo a desaparecer nos últimos tempos. Faz já vários meses que os criadores de conteúdos no TikTok afirmam que as suas visualizações encontram-se a cair consideravelmente e o crescimento a nível de seguidores encontra-se a atingir um ponto de estagnação.

 

De acordo com o portal AdWeek, o número de contas que se encontram a evoluir atualmente é consideravelmente mais pequeno do que se registava em 2020 e inícios de 2021. As contas com mais de 50 milhões de seguidores praticamente que estagnaram em existência, face ao crescimento repentino que foi verificado, desde o verão de 2020.

 

Em parte, isto pode dever-se ao próprio crescimento da plataforma em geral. Como se sabe, quem entra primeiro sobre uma plataforma possui a vantagem de obter mais destaque para novas contas que também estejam a entrar – este será o motivo pelo qual os criadores de conteúdos que estão no TikTok faz vários anos, e publicam regularmente conteúdos, estão entre as contas mais seguidas da rede social.

 

No entanto, não será apenas as visualizações em queda: os próprios conteúdos criados na plataforma também são consideravelmente menores do que em anos anteriores.

 

Os dados demonstram que, nos últimos meses, existem cada vez menos vídeos que são considerados virais dentro do TikTok – isto inclui vídeos que tenham mais de 10 milhões de visualizações. Em parte, isso também se deve a menos conteúdos estarem a ser criados pelos criadores – ou pelo menos junto daqueles que mais conteúdos e seguidores possuem na plataforma, e são os mais recomendados no serviço.

 

dados de vídeos com mais de 10 milhões de visualizações

 

O pico de vídeos com mais de 10 milhões de visualizações ocorreu em Fevereiro de 2022, com mais de 9259 vídeos criados nessa altura. O valor caiu para apenas 4600 em Abril de 2023. Ou seja, em menos de um ano, o número de conteúdos virais dentro do TikTok praticamente que caiu o dobro.

 

No entanto, a queda é também sentida em níveis inferiores de visualizações. Existem cada vez menos vídeos a atingir a marca das 100 mil visualizações, um valor que faz apenas alguns anos era considerado "normal" para um criador de conteúdos na plataforma.

Os dados demonstram que, desde dezembro de 2022, o número de vídeos a atingir esta meta encontra-se também em queda e em valores consideráveis. Embora a queda seja menos acentuada do que o registado em vídeos com mais visualizações, ainda assim é algo que demonstra o futuro.

 

dados de vídeos com menos de 100 mil visualizações

 

Por fim, a média de visualizações que os criadores de conteúdos na plataforma registam por vídeo é agora inferior ao que era registado faz apenas seis meses, passando de uma média de 219.000 visualizações para cerca de 212.000. A queda de 7000 visualizações pode também não ser acentuada, mas ao mesmo tempo demonstra com existe mais competição no mercado, e os consumidores estão também a procurar alternativas.

 

Esta tendência de queda é algo que os criadores também têm vindo a sentir. Faz vários meses que alguns dos maiores criadores de conteúdos na plataforma apontam que as visualizações dos seus vídeos encontram-se em queda – e não será apenas pela falta de interesse dos utilizadores em geral sobre os novos conteúdos.

Alguns criadores apontam que os seus conteúdos estão a demorar mais tempo a serem recomendados para o feed de outros utilizadores da plataforma, e por vezes podem nem surgir de todo, levando portanto a menos visualizações.

 

Existe ainda a questão que o TikTok tem vindo também a dar mais destaque ao sistema de pesquisa da plataforma, invés de se basear apenas no algoritmo. A pesquisa encontra-se na parte central de muitos conteúdos que os utilizadores acedem, e a empresa tem vindo a aproveitar essa onda de utilizadores para reforçar mais conteúdos para essa zona.

 

Isto pode também justificar porque muitos vídeos publicados na plataforma encontram-se a ganhar aderência, por vezes, com meses depois de serem publicados. Inicialmente, os criadores olhavam para os conteúdos com uma visão "semanal", tendo em conta que era durante este período que os vídeos ganhavam mais visualizações, e depois começavam a descer.

 

Dados sobre visualizações em vídeos mais antigos

 

Agora, a tendência parece ser a contrária. Vídeos publicados faz meses na plataforma podem ganhar subitamente visualizações depois de serem descobertos pelas pesquisas ou por outros criadores que os usam para as suas criações. Isto muda completamente a ideia que anteriormente existia, onde as "views" iniciais seriam as obtidas na primeira semana do conteúdo ficar disponível.

 

No final, esta tendência demonstra que o TikTok encontra-se com um possível problema entre mãos: existem mais utilizadores, mas também existe mais conteúdo e dificuldade em recomendar o mesmo como acontecia, levando a que as visualizações demorem mais tempo a chegar junto dos novos conteúdos.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech