1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Windows Copilot

 

Se existe algo que a Microsoft tem vindo a investir nos últimos tempos é a nível da Inteligência Artificial. Muitos desses investimentos foram vistos com o Bing Chat, e agora começam também a surgir para o Windows, com novidades previstas para breve.

 

Durante o evento Build 2023, a Microsoft encontra-se a revelar algumas das novidades previstas para os próximos tempos, e com foco em IA. Uma delas será o novo Windows Copilot, uma funcionalidade que pretende trazer melhorias da IA para o Windows 11.

 

O Windows Copilot vai poder encontrar-se na barra lateral do Windows 11, e pode ser usada rapidamente para colocar questões à Inteligência Artificial da empresa, que são apresentadas, como era de esperar, com o foco para o Bing. No entanto, o Windows Copilot vai mais longe do que ser apenas uma integração do Bing Chat dentro do sistema operativo – na verdade, a ideia será integrar a tecnologia com o próprio ambiente do Windows 11.

 

O Windows Copilot terá a capacidade de realizar as mais variadas ações dentro do sistema operativo, como alterar definições ou abrir aplicações e documentos. Os utilizadores podem rapidamente pedir ao Windows Copilot para alterar o modo escuro do Windows, e este realiza a tarefa diretamente.

O Windows Copilot pode também vir a ser o futuro da Cortana, sendo um verdadeiro assistente pessoal, capaz de criar informações para os utilizadores. Entre elas encontra-se a capacidade de criar resumos de documentos que estejam no sistema, editar fotos e até usar as apps do mesmo para enviar conteúdos para plataformas sociais ou outros contactos.

 

Windows copilot em funcionamento

 

Panos Panay, Vice Presidente da Microsoft, afirmou durante o evento que a empresa vê potencial no uso de IA dentro do Windows, e que esta tecnologia pode vir a ajudar a criar o futuro do sistema operativo e das tarefas que os utilizadores realizam no mesmo. A empresa afirma que existem milhões de utilizadores dentro do sistema, e que trazer a IA para o mesmo vai ajudar a melhorar a produtividade e criatividade.

 

A ideia da Microsoft será usar a IA como alavanca para ajudar os utilizadores nas tarefas do dia a dia, conforme as realizem dentro do sistema e para tornar a experiência de uso do sistema ainda melhor.

Para já, o Windows Copilot será baseado apenas em texto, mas a Microsoft acredita que, no futuro, o sistema pode vir a ser usado para criar conteúdos bastante diversos – algo que já se encontra a ser estudado pela empresa. Além disso, pode vir também a integrar-se como um assistente de voz, similar ao que a Cortana pretendia ser, mas com a ajuda mais poderosa da IA para essa tarefa.

 

Windows copilot com spotify

 

A empresa focou-se ainda na privacidade e segurança dos dados, que também será um ponto importante – sobretudo para uma ferramenta que se integra diretamente no sistema operativo. A empresa encontra-se a trabalhar para criar a experiência o mais privada e segura possível para todos, ao mesmo tempo que também alerta que, nem sempre, os conteúdos fornecidos pela mesma podem ser os corretos – tal como ocorre no Bing Chat, a IA da empresa encontra-se a evoluir, e ainda existem melhorias a ser feitas.

 

A empresa afirma que o período de testes deve arrancar já no próximo mês, com os primeiros utilizadores a terem a capacidade de usar o sistema.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech