1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Logo da Huawei com sinal de bloqueada

 

Várias empresas chinesas, incluindo a Huawei, foram recentemente excluídas pelo governo português de poderem usar equipamentos nas redes 5G do pais.

 

Faz algum tempo que os EUA se encontram numa pressão com a China, da qual resultou o bloqueio da Huawei no pais. Desde então, os EUA começaram a aplicar também pressão a outros países para começarem a excluir o hardware de várias empresas chinesas das redes 5G do pais, sobretudo da Huawei, tendo como base a justificação de colocarem em risco a segurança nacional.

 

E ao que parece, quase três anos depois da proibição ter sido aplicada nos EUA, agora o governo de Portugal deve mesmo avançar com uma exclusão da Huawei das redes 5G do pais. De acordo com o Jornal Económico, várias empresas chinesas, incluindo a Huawei, ficam excluídas de fornecerem equipamentos para as redes 5G em Portugal.

 

Esta decisão foi tomada pelo Conselho Superior de Segurança do Ciberespaço, o qual indica que as empresas que se encontrem fora da zona europeia, EUA e OCDE devem ser impedidas de fornecer hardware para as infraestruturas de redes 5G em Portugal.

O documento que aplica esta exclusão indica, além das empresas chinesas, também as que se encontrem na Rússia, Índia, África e América latina.

 

No entanto, não existe informação clara se as operadoras vão ser obrigadas a substituir os equipamentos que já se encontrem implementados, ou se a medida apenas se irá aplicar para o futuro. Isto coloca as empresas destes países numa "lista negra", onde não podem fornecer o hardware para as redes 5G em solo nacional.

 

De acordo com a fonte, é referido nos documentos que "a avaliação de segurança teve por base informação constante, nomeadamente, das avaliações de risco realizadas a nível nacional e europeu, no seguimento da recomendação da União Europeia".

 

Em resposta a este bloqueio, a Huawei em Portugal afirma que não teve conhecimento prévio da medida, e que se encontra a reunir informação junto das autoridades competentes sobre esta avaliação e bloqueio. A empresa sublinha ainda que, durante mais de 20 anos, tem vindo a desenvolver redes para "prestar serviços de alta qualidade que servem milhões de pessoas".

 

A Huawei afirma que foi, em várias ocasiões, reconhecida pelas autoridades e o próprio governo "pelo seu papel na criação de emprego qualificado, capacidade de inovação e contributo para a inovação e transição digital, tendo investido mais de um milhão de euros na capacitação de talento digital".

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech