1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Falhas em Portugal

 

Durante vários minutos, Portugal esteve praticamente "offline" em todas as operadoras nacionais.

Todas as operadoras verificaram falhas de ligação, que afetaram as ligações dos clientes em geral. A falha afetou clientes da NOS, MEO e Vodafone, tendo começado por volta das 16 horas.

 

Os utilizadores reportaram falhas na ligação à internet, com erros de acesso em geral. Até ao momento não existe uma clarificação exata sobre o motivo das falhas, sendo que iremos atualizar o presente artigo assim que forem obtidas mais informações.

 

Os relatos das falhas foram também confirmados via o Twitter, onde vários utilizadores reportaram problemas de ligação ao mesmo tempo. O problema afetou tanto os serviços fixos de internet como de dados móveis.

 

A informação de tráfego da GigaPIX confirma igualmente uma queda abrupta de praticamente toda a ligação em Portugal.

 

Dados da GigaPIX

 

As ligações aparentam encontrar-se, de momento, a ser restabelecidas, com o tráfego a retomar aos valores regulares.

 

A falha foi, entretanto, confirmada como estando associada com as ligações realizadas pela Equinix, responsável pelo roteamento de tráfego nas principais operadoras nacionais. Esta falha terá afetado as ligações externas das principais operadoras, limitando o funcionamento das mesmas.

 

Imagem da falha

 

Segundo a entidade, o problema terá afetado os serviços no LS1 International Business Exchange (IBX), tendo ocorrido por falhas de energia persistentes. A mesma afirma, no entanto, que os problemas foram rapidamente resolvidos.

 

Atualmente, segundo os dados da GigaPIX, o tráfego de Internet em Portugal encontra-se cerca de 50% abaixo do valor regular, e ainda existem relatos de falhas em diversas plataformas ligadas à rede. Alguns clientes de operadoras de serviços móveis e de TV também indicam falhas no acesso aos mesmos.



Última edição por DJPRMF em Ter 6 Jun 2023 - 18:12, editado 9 vez(es)

Anonymous

Mensagem Ter 6 Jun 2023 - 16:28 por Kuriel

 

Anonymous

Mensagem Ter 6 Jun 2023 - 16:44 por FabioExy

Desculpem puxei o cabo de rede errado Very Happy

Anonymous

Mensagem Ter 6 Jun 2023 - 22:34 por Xicabuc

Os russos levaram o cabo submarino, anule vazo de guerra russo que passou por cá , comeu os lorpas da fragata de vigilância portuguesa

Anonymous

Mensagem Qua 7 Jun 2023 - 10:43 por Comentários

Esses lorpas são os mesmos que permitem a ignorantes como tu terem liberdade de opinião e expressão... e opinar de assuntos que não conhecem nem entendem.
Se fores só 1/2 do que são esses lorpas, já contribuis muito para um país melhor.

Hehehe ✌

Anonymous

Mensagem Qui 8 Jun 2023 - 16:33 por Manuel da Silva

Dizem que os "consumidores" têm apenas metade do tráfego da internet. Pergunto se durante esse período de instabilidade os clientes vão ter de pagar como se tudo estivesse a 100%?! É que aquilo que diz respeito ao fornecedor do respeito só ao fornecedor, não é da responsabilidade dos clientes.

Manuel da Silva escreveu:Dizem que os "consumidores" têm apenas metade do tráfego da internet. Pergunto se durante esse período de instabilidade os clientes vão ter de pagar como se tudo estivesse a 100%?! É que aquilo que diz respeito ao fornecedor do respeito só ao fornecedor, não é da responsabilidade dos clientes.

 

O "metade do tráfego" é respeitante ao tráfego da Internet nacional que passa pela GigaPix, não do que os consumidores possuem nos seus lares ou da velocidade dos mesmos Smile

Anonymous

Mensagem Qui 8 Jun 2023 - 19:52 por Inês Ramos

Desde ontem às 17 horas que não apanho rede nem no telemóvel nem no computador.

Anonymous

Mensagem Sex 9 Jun 2023 - 4:49 por Rubens

Eu sou da nos também detectei falhas tava a ver uma gravação e não consegui aceder





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech