Durante vários minutos, Portugal esteve praticamente "offline" em todas as operadoras nacionais.
Todas as operadoras verificaram falhas de ligação, que afetaram as ligações dos clientes em geral. A falha afetou clientes da NOS, MEO e Vodafone, tendo começado por volta das 16 horas.
Os utilizadores reportaram falhas na ligação à internet, com erros de acesso em geral. Até ao momento não existe uma clarificação exata sobre o motivo das falhas, sendo que iremos atualizar o presente artigo assim que forem obtidas mais informações.
Os relatos das falhas foram também confirmados via o Twitter, onde vários utilizadores reportaram problemas de ligação ao mesmo tempo. O problema afetou tanto os serviços fixos de internet como de dados móveis.
A informação de tráfego da GigaPIX confirma igualmente uma queda abrupta de praticamente toda a ligação em Portugal.
As ligações aparentam encontrar-se, de momento, a ser restabelecidas, com o tráfego a retomar aos valores regulares.
A falha foi, entretanto, confirmada como estando associada com as ligações realizadas pela Equinix, responsável pelo roteamento de tráfego nas principais operadoras nacionais. Esta falha terá afetado as ligações externas das principais operadoras, limitando o funcionamento das mesmas.
Segundo a entidade, o problema terá afetado os serviços no LS1 International Business Exchange (IBX), tendo ocorrido por falhas de energia persistentes. A mesma afirma, no entanto, que os problemas foram rapidamente resolvidos.
Atualmente, segundo os dados da GigaPIX, o tráfego de Internet em Portugal encontra-se cerca de 50% abaixo do valor regular, e ainda existem relatos de falhas em diversas plataformas ligadas à rede. Alguns clientes de operadoras de serviços móveis e de TV também indicam falhas no acesso aos mesmos.