1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Redis logo com hacker no centro

 

Existe um novo malware pela internet, que se encontra a afetar milhares de servidores e a replicar-se rapidamente explorando uma falha conhecida recentemente.

 

De acordo com a empresa de segurança Cado Security Labs, a campanha de malware é conhecida como P2Pinfect, e foca-se em servidores Redis. O Redis é uma plataforma de cache de base de dados, bastante usada na internet para otimização de pedidos. Esta encontra-se ativa em plataformas como o Twitter, GitHub, Snapchat, Craigslist, e StackOverflow.

 

O P2Pinfect foca-se particularmente numa falha existente sobre o software, que quando explorada pode permitir o acesso externo aos sistemas Redis, com a capacidade ainda de se propagar para outros sistemas. Este malware, desenvolvido em linguagem Rust, pode propagar-se rapidamente para outros sistemas na mesma rede local ou das quais o sistema infetado tenha acesso, para chegar a ainda mais possíveis vítimas.

 

O malware possui ainda a capacidade de usar os sistemas infetados como ponto de origem para o ataque, levando o mesmo a infetar outros sistemas vulneráveis pela internet. Com o acesso, os malware procede com a instalação de um backdoor no sistema, que pode ser usado posteriormente pelos atacantes para obterem acesso aos dados e realizarem outro género de ataques nos mesmos.

 

A melhor forma de prevenir este ataque será mantendo o sistema atualizado para as versões mais recentes e contando com uma ferramenta de monitorização para atividades suspeitas no sistema operativo, bem como de ligações remotas estranhas.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech