A Google encontra-se a trabalhar para tornar o Android 14 uma realidade, e recentemente a empresa deu mais um passo nesse sentido com o novo Android 14 Beta 5. Esta nova versão chega com algumas novidades, mas uma das mais importantes será o “fim” das apps de otimização de memória.
De acordo com a lista de alterações, esta versão do Android 14 chega com 29 correções de bugs, sendo que 6 são focadas para dispositivos Pixel. Uma das principais será a correção de um bug com o sistema de gestão da bateria e do scan de rede sem fios, que poderia levar a um uso elevado do processador e, consequentemente, a redução drástica da bateria.
No entanto, uma das maiores alterações encontra-se a nível das permissões que as apps podem ter no sistema. Uma aplicação agora pode apenas terminar os seus próprios processos dentro do sistema, o que basicamente dita o fim de todas as apps de gestão de memória que existem pela Play Store – e que são, muitas vezes, consideradas inúteis.
Com esta medida, estas apps deixam de ter a capacidade de terminar processos de outras aplicações no sistema, o que basicamente impede a principal função das mesmas.
De relembrar que o Android realiza a gestão inteligente da memória conforme seja necessário, portanto não existe necessidade de apps de terceiros para esta tarefa.
A lista completa de alterações pode ser verificada aqui. Para quem tenha interesse em descarregar as imagens do sistema, estas encontram-se aqui.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!