A Índia torna-se o primeiro país a conseguir aterrar na Lua, sob o Polo Sul, uma sonda que vai ser usada para investigar esta zona desconhecida do satélite da Terra.
A missão foi realizada durante o dia de ontem, tendo sido confirmada como um sucesso por vários meios de imprensa locais. O presidente da Indian Space Research Organisation (ISRO), Sreedhara Panicker Somanath, veio também confirmar o sucesso da missão.
A sonda tinha sido enviada para a viagem até à Lua no dia 14 de Julho.
De relembrar que a Índia e a Rússia estavam numa corrida para ver qual era a primeira a aterrar com sucesso a sua sonda no polo Sul da Lua, com vista a iniciar a investigação da zona. A Rússia foi a primeira a realizar a tentativa, mas a sua missão fracassou quando a sonda se despenhou contra a superfície lunar.
Segundo os cientistas, esta zona da superfície lunar é particularmente agreste, tendo um terreno composto por grandes crateras, e a temperatura a rondar os -203 °C.
A sonda da índia vai agora ser usada para recolher informação da superfície lunar, que deve ajudar os cientistas a obterem mais detalhes sobre esta zona e a explorar a mesma.