A Huawei faz algum tempo que se encontra a desenvolver o seu próprio sistema operativo, para uso em vários dispositivos da empresa. O HarmonyOS é a aposta da empresa chinesa, depois de todas as sanções aplicadas pelo governo dos EUA, e que bloquearam o acesso aos serviços da Google.
Apesar de já se encontrar disponível para smartphones e tablets, a ideia da Huawei passa por alargar o suporte do sistema para ainda mais dispositivos, e os próximos em vista serão os computadores pessoais.
De acordo com a informação revelada por Wang Chenglu, executivo da empresa, a ideia da Huawei passa por disponibilizar o HarmonyOS para computadores pessoais em 2024. Isto iria permitir alargar o suporte do sistema para novos dispositivos, enquanto alargava também as áreas de atuação da empresa para o mesmo.
Até ao momento não foram revelados detalhes de como a empresa espera realizar estes planos, mas é possível que os primeiros detalhes venham a ser conhecidos em breve. De relembrar que, no passado, através de modificações não oficiais, alguns utilizadores tinham conseguido instalar o HarmonyOS em computadores pessoais.
Tendo em conta que, na China, encontra-se à procura de soluções alternativas aos meios fornecidos por países terceiros, o HarmonyOS pode ser uma nova aposta da Huawei para chegar a computadores pessoais no país.
No entanto, a ter em conta que a China conta com um sistema operativo dedicado, criado pelo governo para uso em entidades governamentais, que é baseado no Linux.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!