1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

codigo fonte de um site em javascript

 

A Microsoft confirmou que o grupo Storm-0558, reconhecido com ligações na China, terão roubado uma chave privada de contas de entidades governamentais, depois de terem comprometido uma conta de um engenheiro da empresa. A chave terá sido obtida de um dump de informação de crash do Windows no sistema comprometido.

 

Esta chave terá sido depois usada para aceder aos serviços de Exchange Online e Azure Active Directory (AD) de aproximadamente duas dezenas de organizações, incluindo entidades governamentais dos EUA.

 

Em análise do incidente, a Microsoft afirma que a chave privada foi colocada no dump de um crash que tinha ocorrido em Abril de 2021. O dump não deveria conter a chave privada, mas devido a uma falha no sistema isso permitiu que a chave fosse colocada no mesmo inadvertidamente.

 

Este dump foi, mais tarde, movido da rede interna da empresa para um sistema onde estaria com acesso externo permitido – e que terá facilitado o acesso de terceiros para o ataque. Os atacantes obtiveram, eventualmente, acesso ao sistema onde o dump se encontrava, e do qual recolheram a chave.

 

Apesar de a empresa não ter dados sobre como a chave foi recolhida, tendo em conta que os logs foram, entretanto, eliminados, a empresa acredita que o grupo de hackers terá usado ferramentas automáticas para realizar o scan por chaves privadas e obter as mesmas do sistema comprometido.

 

O incidente tinha sido inicialmente referido pela Microsoft em Julho, sendo que a empresa alega que apenas o Exchange Online e Outlook foram comprometidos. No entanto, de acordo com o investigador de segurança Shir Tamari, a investigação do caso leva a crer que os atacantes podem ter obtido acesso a praticamente todos os serviços da Microsoft associados com as entidades afetadas. Isto inclui plataformas como o Outlook, SharePoint, OneDrive e Microsoft Teams.

 

A Microsoft afirma que todas as chaves comprometidas foram revogadas, e os sistemas revistos para prevenir que os atacantes possam criar novas chaves e obter novamente acesso.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech