As autoridades norte-americanas confirmaram a detenção de oito indivíduos, que se consideravam "influencers", por realizarem um esquema no estilo conhecido como "pump-and-dump".
De acordo com o Departamento da Justiça dos EUA, entre Janeiro de 2020 e Abril de 2022, os suspeitos terão usado as suas comunidades para levar ao engano milhares de investidores em esquemas fraudulentos relacionados a compra de ações.
Os suspeitos estão acusados de usarem a sua influência sobre o Twitter e o Discord, com o objetivo de inflacionar artificialmente o preço das ações de diversas empresas, copm o objetivo de venderem as suas próprias ações quando o valor se encontrava mais elevado.
Os suspeitos usavam as suas contas no Twitter para partilharem as recomendações de investimentos, elevando artificialmente o valor das ações nas mais variadas empresas. Quando se atingia o pico, estes vendiam as suas próprias ações nessas empresas a preços elevados.
Além de usarem o Twitter, onde estes teriam uma grande comunidade, os mesmos também estariam a usar o Discord para partilharem as mesmas mensagens, criarem a sua comunidade e espalharem falsas informações relativamente a informações financeiras e de stocks.
Alegadamente os suspeitos não teriam problemas em publicitar os seus atos, sendo que terão mesmo respondido a vários investidores com mensagens abusivas e onde confirmavam diretamente que estariam a roubar os mesmos.
As autoridades obtiveram ainda várias mensagens privadas, enviadas pelo Discord, onde o grupo estaria exatamente a confirmar os vários crimes.
Acredita-se que o grupo tenha ganho mais de 114 milhões de dólares através deste esquema, e durante todo o período de tempo que o mesmo esteve ativo.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!