A revolta com as recentes mudanças do preçário da Unity estão a causar uma revolta generalizada por entre os programadores desta plataforma. Muitos estúdios indicam que as mudanças são impossíveis de se sustentar, e que foram feitas sem consideração pelos programadores, e a pensar apenas no dinheiro que a entidade iria ganhar.
A medida tem sido fortemente criticada pela comunidade, mas a empresa parece igualmente reticente em voltar atrás na mesma – embora tenham sido feitas algumas mudanças. No entanto, hoje fica-se a conhecer mais um caso de alto impacto contra a Unity.
Um coletivo de 19 empresas que usam o Unity para a criação dos seus jogos deixaram uma carta aberta para a empresa, de forma a que a mesma reverta as medidas que pretende aplicar no início de 2024.
No entanto, esta carta aberta surge com um alerta bastante importante para a Unity, onde os estúdios apontam que vão deixar de usar o sistema de monetização da empresa nos seus conteúdos com efeitos imediatos – o sistema do IronSource e Unity Ads. Estes dois sistemas são as fontes de receitas da publicidade nos conteúdos criados em Unity.
A desativação vai fazer com que os jogos criados com os sistemas de publicidade deixem de gerar receitas, mas ao mesmo tempo essa receita tem impacto também para a própria Unity, que deixa de receber a sua comissão.
A carta aberta encontra-se assinada por 19 estúdios que usam o Unity nos seus jogos, entre os quais se encontram nomes bem conhecidos como a Voodoo.io, Azur Games, e SayGames, que contam com mais de 100 jogos nos seus portefólios.
Esta carta, no entanto, é apenas mais um expressar de revolta que se sente por toda a comunidade, que praticamente de forma unanime encontram-se contra as medidas que a empresa pretende aplicar sobre o preçário do motor.
Além disso, apesar de se encontrarem atualmente indicados 19 estúdios na carta aberta, é possível que o número venha a aumentar consideravelmente nos próximos tempos, tendo em conta que qualquer um pode juntar-se na mesma.
Esta carta não obriga diretamente a Unity a alterar os termos nem os planos de aplicar o novo modelo de preçário para os seus planos, mas será certamente mais uma pressão dos programadores contra a empresa.
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