A internet evoluiu consideravelmente nos últimos anos, e os websites estão cada vez mais elaborados, mas também os dispositivos que acedem aos mesmos estão cada vez mais evoluídos.
Havia uma altura em que muitos sites forneciam uma versão básica dos mesmos, para permitir acesso de redes com fraca ligação ou de dispositivos mais antigos. Mas hoje em dia, esses casos são bastante raros.
Uma das poucas plataformas que ainda fornecia esse género de acesso era, curiosamente, o Gmail. O cliente de email da Google conta com uma versão básica em HTML, que permitia acesso a funcionalidades simples de leitura dos emails.
No entanto, para quem usava essa função, esta vai agora ser descontinuada. A Google confirmou que a versão básica do Gmail em HTML vai ser descontinuada no início de 2024. Com isto, os utilizadores vão deixar de conseguir aceder à versão HTML do Gmail, passando a ser apenas acessível a versão tradicional da plataforma.
Ao mesmo tempo, a Google também removeu os links de acesso à interface HTML da sua plataforma, sendo que a única forma de o realizar atualmente passa pelo acesso direto ao link – e mesmo este não é persistente, já que fechar a janela volta a levar os utilizadores para a versão tradicional do Gmail no futuro.
A Google não deixou detalhes do motivo para descontinuar a versão HTML do Gmail, mas possivelmente encontra-se relacionado com o baixo uso da mesma. A maioria dos utilizadores atualmente usam a interface web regular para acesso, ou melhor ainda, a aplicação do Gmail. Nos casos em que é necessário acesso de dispositivos mais lentos ou antigos, existem vários clientes de email alternativos que podem também ser usados – e a própria interface do Gmail é relativamente leve nos tempos atuais.
Ainda assim, quem aceda ao Gmail de navegadores mais antigos, pode vir a enfrentar problemas com a falha de carregamento da plataforma em HTML, tendo em conta que os navegadores podem não suportar algumas tecnologias mais recentes da nova interface.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!