O Discord conta com várias funcionalidades que permitem, aos seus utilizadores, partilharem rapidamente conteúdos pela plataforma. Isto inclui ficheiros, que podem ficar disponíveis para outros utilizadores – até mesmo para utilizadores fora do Discord, caso seja partilhado o link direto para esses conteúdos.
Isto permitia que os utilizadores, ao enviarem um ficheiro para o Discord, possam rapidamente partilhar esse ficheiro noutras plataformas – até mesmo para quem nem tenha contas no serviço.
No entanto, a empresa parece estar a preparar-se para mudanças, que podem afetar a forma como estes conteúdos vão ser partilhados.
Até ao final do ano, a empresa vai começar a integrar um link dedicado para cada download, que vai contar com parâmetros que impedem a partilha do mesmo em outras plataformas.
Com os novos links, estes contam com uma chave dedicada no final dos mesmos, que deve ser usada para permitir o download dos conteúdos. Esta chave é automaticamente criada para os utilizadores do Discord, quando carregam para descarregar os ficheiros.
No entanto, a mesma passa agora a ter uma validade. Portanto, a chave irá automaticamente expirar ao fim de umas horas, tornando impossível que o conteúdo seja partilhado publicamente em plataformas externas.
Os utilizadores que tenham acesso ao ficheiro diretamente do Discord, podem sempre aceder ao mesmo das conversas, sendo que será criada uma chave dedicada para a conta. No entanto, esta será temporária, e eventualmente expira.
A medida vai começar a ser aplicada na plataforma até ao final do ano. Um dos motivos para tal pode ser derivado do facto que o Discord tem sido cada vez mais usado para a partilha de malware, onde os atacantes criam servidores focados para o envio destes conteúdos malicioso, e depois apenas partilham o link de download em mensagens de email, sites e outros locais fora da plataforma.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!