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Google Chrome com tracking

 

O Google Chrome, bem como outros navegadores baseados no Chromium, contam com várias funcionalidades que tentam otimizar a forma como os utilizadores usam os mesmos. Uma delas encontra-se nos sites que são mais acedidos, que obviamente, possuem mais relevância para o navegador dar prioridade nos seus conteúdos.

 

No entanto, nem todos os utilizadores sabem que o Chrome guarda essa informação com bastante detalhe. A funcionalidade é conhecida como “Site Engagement”, e basicamente, é um sistema de estatística que o Chrome usa para analisar quais os sites mais acedidos pelo utilizador, com base em vários critérios. Estes sites são depois guardados numa base de dados interna do navegador, e usados para otimizar a experiência.

 

Estes dados podem ser rapidamente acedidos usando a página interna do navegador “chrome://site-engagement/”. Ao aceder à mesma, é possível que verifique uma longa lista de sites que costuma aceder, e alguns devem certamente ser relevantes.

Mas ao mesmo tempo, existe quem possa considerar isto uma certa “invasão” da privacidade, pois mesmo que remova uma página do histórico de navegação, tecnicamente ainda se encontra listado nesta funcionalidade que acedeu.

 

listagem de sites mais visitados do chrome

 

A listagem apresenta os sites que possuem mais relevância para o utilizador, com base no uso dado aos mesmos. O Chrome coloca uma pontuação sobre a importância de cada site, com base nas interações feitas com o mesmo. Os sites no topo da lista são o que os utilizadores mais interagiram e visitaram, enquanto que os sites na parte inferior foram os mesmos interagidos.

 

Infelizmente, não existe forma de desativar a recolha desta informação. No entanto, é possível de remover a mesma, embora tal obrigue a que o utilizador tenha de realizar a limpeza da cache, histórico de navegação e cookies de forma regular.

 

Mesmo que esta funcionalidade não tenha propriamente efeitos maliciosos para o navegador, pode fornecer informação importante para quem procure obter detalhes sobre o navegador. Ao mesmo tempo, é igualmente possível que tais dados sejam usados para outros fins – existem estudos que comprovam que esta funcionalidade pode ser usada para realizar o tracking dos utilizadores, e quais os sites de maior interesse para os mesmos.

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