O Edge tem vindo a melhorar algumas das suas funcionalidades nos últimos meses, introduzindo novas formas dos utilizadores usarem o navegador no dia a dia. Uma dessas funcionalidades encontra-se na "Seguir Criadores", uma funcionalidade que permite seguir o conteúdo de canais do YouTube, com o Edge a notificar quando se encontram novos conteúdos disponíveis.
A funcionalidade pode ser útil para quem acompanhe diversos criadores pelo YouTube. No entanto, parece que, com recentes atualizações, a funcionalidade encontra-se agora a ser mais vista como uma possível falha a nível da privacidade.
De acordo com a descoberta do utilizador do Reddit "hackermchackface", nas recentes versões do Edge, o navegador encontra-se a enviar um pedido para a API do Bing, usada pela funcionalidade de "Seguir Criadores", em todos os sites que o utilizador aceda.
Por norma, esta funcionalidade apenas deveria encontrar-se ativa numa lista de sites validados pela Microsoft, e é usada como forma de o Bing reconhecer o site e notificar os utilizadores caso pretendam.
No entanto, com a recente atualização, a funcionalidade encontra-se ativa para todos os domínios que o utilizador visite. Ou seja, todos os sites que se aceda via o Bing estão a ser diretamente enviados para a API do Bing.
Em comunicado ao portal The Verge, a Microsoft já confirmou que se trata, efetivamente, de uma falha e que irá ser corrigida nas futuras atualizações do navegador. Por norma, a funcionalidade apenas deveria enviar estes pedidos em sites aprovados pela empresa – Reddit, YouTube e outros similares – onde os utilizadores poderiam acompanhar os seus criadores.
Para já ainda não existe uma forma de evitar o envio destes dados, sendo que será necessário aguardar que a empresa lance a atualização com a correção.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!