1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

App do id gov

 

A aplicação do ID.GOV tem vindo a receber algumas novidades, com atualizações algo regulares. No entanto, uma das mais importantes está agora agendada para breve.

 

De acordo com os dados, existem mais de três milhões de utilizadores da aplicação atualmente, e brevemente, estes vão poder usar a app com ainda mais documentos – além dos 12 que já se encontram disponíveis.

 

Atualmente a aplicação permite que os utilizadores possam ter, em formato digital, vários documentos pessoais, entre os quais se encontra o Cartão de Cidadão, Documento Único Automóvel, Carta de Condução, o cartão da ADSE, o Cartão Dador de Sangue, entre outros. No entanto, o governo pretende alargar a lista para incluir ainda mais documentos que sejam considerados importantes para os cidadãos, e que possam ser usados no dia a dia – se necessário.

 

Além do alargamento dos documentos suportados na app, o governo pretende ainda que a mesma venha a permitir dispensar a validação por terceiros. Ou seja, atualmente, ao se usar a aplicação, é necessário que a entidade tenham uma forma de validar o documento – o que nem sempre pode ser possível de ser feito. A ideia do governo será alargar a app para que os documentos apresentados na mesma possam ser validados por qualquer “entidade certificada” para tal, sem meios externo.

Por exemplo, para os condutores, deixa de ser necessário apresentar a carta de condução e aguardar que as autoridades validem – a apresentação da mesma dentro da app será suficiente.

 

De relembrar que, desde o passado dia 16 de outubro, a aplicação também começou a permitir aos utilizadores renovarem a carta de condução diretamente da mesma. Os utilizadores que estejam dentro da necessidade de renovar a mesma devem receber uma notificação para tal diretamente da app. A nova carta é emitida e guardada automaticamente dentro da app.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech