Os utilizadores do Google Fotos vão brevemente poder contar com a ajuda de Inteligência Artificial para organizarem os seus conteúdos no serviço, removendo o que não seja necessário.
A Google confirmou que o Google Fotos vai brevemente receber a ajuda de um novo assistente de IA, que irá identificar as fotos que tenham conteúdos similares, dando a opção de manter apenas os melhores conteúdos e a eliminar os restantes.
Esta nova funcionalidade pode ser útil para quem tenha o hábito de captar várias fotos em sequência, que por vezes permanecem a ocupar espaço nas contas quando apenas uma foto no final é escolhida. Com esta funcionalidade, a IA irá identificar as fotos com conteúdos similares, dando a opção de automaticamente identificar a melhor. Depois, os utilizadores podem decidir remover as restantes e manter apenas a que foi escolhida.
Ao mesmo tempo, esta funcionalidade vai também organizar as fotos dentro da galeria, colocando os conteúdos “similares” dentro de um grupo de fotos, que os utilizadores podem rapidamente carregar para ver se pretenderem. Desta forma, apenas uma foto surge na timeline do Google Fotos, melhorando a organização.
Os utilizadores continuam sempre a ter o controlo final nas escolhas, sendo que podem optar por outras fotos como “as melhores” dentro de um grupo, e descartar a opção selecionada automaticamente. Além disso, é também possível desativar o agrupamento de fotos no feed principal, para quem pretenda.
Este sistema também irá organizar as fotos por diferentes temas, separando as mesmas conforme necessário. Desta forma, os utilizadores podem rapidamente organizar as fotos de selfies, separando-as de paisagens ou recibos.
Como seria de esperar, a Google destaca bem que todas estas novidades vão chegar graças à integração de IA na plataforma, que deve otimizar consideravelmente a escolha e identificação dos conteúdos automaticamente. Isto não será também de admirar tendo em conta que, durante anos, a Google tem usado os conteúdos presentes no serviço do Google Fotos para treino dos seus modelos de IA, que certamente estão em destaque nos tempos atuais.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!